Fale Conosco

8 de dezembro de 2011

Conferência Nacional que começa segunda-feira em Brasília terá 62 delegadas da Paraíba



A mobilização paraibana em prol dos direitos das mulheres segue agora para a Capital do país e será representada por 62 delegadas eleitas na 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que aconteceu no mês de outubro em João Pessoa.

A 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres será coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. O evento acontecerá em Brasília de segunda e quinta-feira próximas (12 a15), devendo reunir mais de 3 mil mulheres de todas as regiões do país, entre delegadas e convidadas.

A delegação paraibana é formada por representantes do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, de mecanismos municipais de políticas para as mulheres, de movimento organizado de mulheres e feministas, além da sociedade civil organizada.

O Governo do Estado será representado pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e pela gerente executiva de Equidade de Gênero, Elinaide Alves de Carvalho. “O envio da delegação confirma o comprometimento do atual Governo com as mulheres, que reconhece a importância da Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres. Por isso estará representado em Brasília por essas 62 delegadas”, destaca a secretária Iraê Lucena.

O objetivo da 3ª CNPM é discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuam para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.

A conferência é considerada marco histórico da luta das mulheres, já que pela primeira vez no país as propostas também serão recebidas por uma mulher – a primeira presidenta da história do Brasil, como destacou a ministra das mulheres em sua última passagem pela Paraíba este ano.

O evento faz parte de um processo de transformações que se acelerou no Brasil a partir de 2003, quando foi criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Desde então, aconteceram importantes conquistas, como o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a Lei Maria da Penha e a construção do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

 

Programação

 

Dia 12/12

18h às 21h: abertura

 

Dia 13/12

8h às 10h30: plenária

Aprovação do regulamento da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

11h às 13h: Painel 1 – As mulheres no momento atual do desenvolvimento econômico e social: desafios de um projeto de país com igualdade entre mulheres e homens e sustentável

13h: rodas de conversa

13h às 14h30: Almoço

14h30 às 17h30: grupos de trabalho

Grupo de Trabalho 1: Autonomia Econômica e Social: igualdade no mundo do trabalho e desafios do desenvolvimento sustentável

18h às 20h: Painel 2 – Enfrentamento do racismo e da lesbofobia: articulação necessária para o enfrentamento do sexismo

20h às 21h30: jantar

22h: Show com Zélia Duncan

 

Dia 14/12

8h30 às 10h30: Painel 3 – Enfrentamento das desigualdades e a autonomia das mulheres

11h às 13h: Painel 4 – Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: perspectivas e prioridades.

13h: rodas de conversa

13h às 14h30: Almoço

14h30 às 18h30: grupos de trabalho

Grupo de Trabalho 2: Autonomia Cultural

Grupo de Trabalho 3: Autonomia Pessoal

Grupo de Trabalho 4: Autonomia política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres

19h: Conferência de Michelle Bachelet – Secretária Geral Adjunta da ONU e Diretora Executiva de Onu Mulheres (Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres)

20h às 21h: jantar

21h às 23h: atividade cultural

 

Dia 15/12

8h30 às 12h30: plenária final

Discussão e deliberação sobre propostas e recomendações dos grupos de trabalho.

12h30 às 14h: Almoço

14h30 às 17h: plenária final (continuação)

Discussão e deliberação sobre as propostas e recomendações dos grupos de trabalho. Apresentação e aprovação de Moções.

17h às 18h: solenidade de encerramento da 3ª CNPM

19h: jantar