Fale Conosco

6 de junho de 2014

Paraíba tem 1,5 mil profissionais para atender turistas durante Copa do Mundo e São João



O Governo da Paraíba capacitou aproximadamente 1,5 mil pessoas para atuar no atendimento aos turistas que virão à Paraíba durante a realização da Copa do Mundo e outros eventos. As pessoas foram treinadas nas áreas de hotelaria, bares e restaurante, idiomas, segurança, saúde, entre outras atividades. A ação é resultado das parcerias com o Pronatec Copa (Sebrae, Senai IFPB), Projeto de Qualificação do Setor do Turismo (Sebrae, Senac) e o Projeto de Extensão do curso de Hotelaria da UFPB.

Esse número foi apresentado durante reunião realizada na quinta-feira (5) com representantes de órgãos estaduais para discutir e implementar ações que favoreçam a estadia dos turistas estrangeiros na Paraíba. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explicou que ficou definido, por exemplo, como será o funcionamento dos Centros de Atendimento ao Turista e a distribuição de material promocional durante os grandes eventos. “Nossa expectativa é de que a hotelaria receba 1,5 mil turistas estrangeiros durante a Copa em João Pessoa e Campina Grande. Acreditamos que nossas duas maiores cidades estejam preparadas para dar suporte ao estrangeiro que buscar os serviços turísticos”, afirmou Ruth Avelino.

Saúde -Na reunião foi também apresentado o Plano de Ação da Atenção Hospitalar Estadual, que disponibilizará para os turistas estrangeiros serviços de urgências e emergências, traumatológicos, maternidade, psiquiatria, clínica médica, pediatria entre outras especializações em hospitais em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Já a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEUS) apresentou sua estratégia de promoção e prevenção de saúde e controle de doenças. O destaque é o plano de ação estrutural para melhorar e estruturar os serviços. Uma das ações foi a vacinação junto à rede hoteleira com a distribuição de 7 mil doses, atingindo o número de 2 mil profissionais vacinados.

A Gerência Executiva de Vigilância em Saúde informou que os Centros de Informações Turísticas de João Pessoa e Campina Grande terão uma relação dos hospitais e pronto-socorros credenciados para atender emergências.

Norte-americanos - O titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), Francisco Alves Dantas, esteve reunido com o representante do Consulado dos EUA em Recife. “Nesta reunião discutiu-se como é o acesso até João Pessoa, infraestrutura hoteleira e de serviços. Sabemos que eles virão de carro ou até de avião comercial. A seleção deles jogará em Natal e Recife”, disse a presidente da PBTur.  Durante a realização dos jogos será reforçado o número de policiais civis e militares que ficarão a postos na orla e em outros pontos de grande atração de turista.