Fale Conosco

28 de maio de 2009

Paraíba tem 1ª área 100% livre de brucelose e tuberculose animal



O Ministério da Agricultura reconheceu a primeira área de criação de gado 100% livre da brucelose e da tuberculose animal na Paraíba. Trata-se da fazenda Vale da Neblina, no município de Lagoa Seca, pertencente ao criador Eulâmpio Duarte. Nesta quinta-feira (28) pela manhã, ele recebeu certificado correspondente. Ele se inscreveu espontaneamente no Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT).
 
A solenidade de entrega do certificado aconteceu no auditório do Sebrae-PB, em Campina Grande, onde o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rui Bezerra, disse que a Paraíba tem hoje cerca de 35 mil áreas de criações diversas cadastradas no Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, e “a atitude do criador da raça Sindi Eulâmpio Duarte é muito louvável, pois revela a preocupação e a seriedade de todos que lidam com este tipo de criação, para manter o Estado livre da brucelose e da tuberculose animal”.

Eulâmpio Duarte é considerado um pequeno criador, mas o secretário Rui Bezerra destacou que ele foi o primeiro em toda a Paraíba a receber o certificado de área 100% livre das doenças e isso deve ser visto pelos outros criadores como um exemplo a ser seguido e colocado em prática. Para conceder o certificado, o Ministério da Agricultura trabalhou durante 235 dias na Paraíba fazendo pesquisas em áreas de criação animal.

Estavam presentes à solenidade, além do secretário, o superintendente estadual da Delegacia Federal da Agricultura na Paraíba, Hermes Ferreira Barbosa; o segundo vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), João de Deus Rodrigues; o coordenador regional do programa nacional PNCEBT no Estado, Frederico Ronaldo de Arruda; o coordenador geral do PNCEBT na Paraíba, José Ricardo Lobo, mais o presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Sindi, Paulo Roberto de Miranda Leite.

Secom-PB de Campina Grande