João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba ultrapassa marca de R$ 1 milhão em vendas na Francal 2013

quarta-feira, 17 de julho de 2013 - 17:50 - Fotos:  Vall França

A edição 2013 da Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios (Francal), realizada até a última sexta-feira (12) em São Paulo, gerou resultados acima do esperado para os empresários paraibanos. Após contabilizar os números de cada empresa durante os quatro dias, as vendas foram 15% superior às do ano passado, totalizando R$ 1,3 milhão com a comercialização de calçados e acessórios.

O espaço para as 17 empresas da Paraíba que participaram do da Francal 2013 foi fruto de um convênio do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP), junto com a prefeitura de Campina Grande, Sebrae, Fiep/Senai e Sindicalçados.

Para a presidente da CINEP, Tatiana Domiciano, o resultado obtido pelos empresários na Francal 2013 vai além das vendas realizadas durante o evento. “Serão seis meses de repercussão dos contatos feitos pelos empresários com fornecedores e compradores. Poderemos duplicar estes números em pouco tempo, cumprindo o sentido da feira que é o de expandir as potencialidades que temos neste segmento na Paraíba”, comentou Tatiana.

O balanço da Francal 2013 também foi considerado bastante positivo pelo gestor do projeto de Calçados do Sebrae Paraíba, Rodrigo Dantas. Ele relatou que a Paraíba manteve sua tradição no evento destacando-se especialmente na venda de calçados femininos.

Os resultados das vendas só não foram melhores por conta dos protestos e greves realizados em São Paulo que dificultaram o acesso dos visitantes à feira. No entanto, os contatos com os grandes compradores e a tradição da Paraíba no cenário nacional mantiveram o sucesso das vendas dos empresários paraibanos.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba (Sindicalçados), Eduardo Souto, a oportunidade de expor para consumidores do Sudeste foi o caminho encontrado diante da crise provocada pela seca no Nordeste. “Essa estiagem prejudicou bastante as vendas das nossas empresas na Paraíba e nos estados vizinhos. Poder vender para outros mercados, ampliando possibilidades, foi o grande mérito da Francal neste ano”, avaliou Eduardo.

E os próximos passos do setor calçadista da Paraíba já estão sendo traçados. Governo do Estado, Sebrae, SindiCalçados e Prefeitura de Campina Grande deverão realizar novos convênios para a Feira Internacional de Calçados e Artefatos – Norte/Nordeste (FICANN), no mês de setembro em Fortaleza, e a Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (CouroModa), durante o mês de Janeiro de 2014, em São Paulo.