João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba será único Estado a executar as quatro fases do CapacitaSUAS

quinta-feira, 23 de novembro de 2017 - 12:53 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza esta semana, a quarta e última fase da etapa presencial do Curso de Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica no SUAS, que tem por objetivo implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esta fase se encerra nesta sexta-feira (24) com carga horária de 24 horas, sendo outras 16 horas da etapa virtual que será ministrada no período de 28 deste mês a 21 de dezembro.

Com a conclusão desta etapa, a Paraíba é o único estado a executar as quatro fases previstas no Programa Nacional de Capacitação do SUAS, que contempla ações de capacitação e formação, em consonância com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS – PNEP/SUAS, e objetivam qualificar o trabalhador do SUAS. Estão sendo qualificados cerca de 600 diferentes atores envolvidos na Proteção Social Especial, por meio do compartilhamento de conhecimentos, metodologias relacionadas à Proteção Social Especial.

Para a gerente da Proteção Social Básica, Jaciana Moura Magalhães “a conclusão dessa quarta fase do CapacitaSUAS, com a realização do Curso de Atualização Sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial, demonstra a responsabilidade compartilhada entre o MDS e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano em implementar e consolidar o SUAS, garantindo-lhe parâmetros de qualidade e atualidade teórico-metodológica, tendo como referência os Planos Nacional e Estadual de Educação Permanente para os Trabalhadores do SUAS”.

Segundo a coordenadora Geral do CapacitaSUAS-Paraíba, professora do Departamento de Serviço Social da UFPB, Maria de Fátima Leite, “a conclusão das quatro fases previstas no CapacitaSUAS, nos enche de orgulho e demonstra o quanto a Paraíba está a diante em relação aos demais Estados, por ser o único a concluir as quatro fases da capacitação previstas para este ano. Isso graças ao comprometimento do governador Ricardo Coutinho, e a capacidade e luta da secretária Cida Ramos junto ao Governo Federal”, afirmou a coordenadora.