João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba será beneficiada com Programa Brasil Quilombola

quarta-feira, 3 de agosto de 2011 - 17:59 - Fotos: 

Ministra Luiza Bairros ladeada por Regina Alves(esquerda) e Simone Cavalcanti (direita). Foto: Secom-PB

Por ser uma dos poucos estados a instalar de forma unificada o Brasil Quilombola, a Paraíba será um dos beneficiados com o programa do Governo Federal. A definição aconteceu durante o IV Diálogo do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) realizado em Brasília. Na Paraíba existem 34 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares e uma titulada, que é a Senhor do Bonfim, no município de Areia, onde moram 20 famílias. Algumas ações do Programa Brasil Quilombola já estão sendo realizadas em algumas comunidades, a exemplo do ‘Luz para Todos’ e ‘Minha Casa, Minha Vida’.

O Programa Brasil Quilombola (PBQ) reúne 23 ministérios do Governo Federal, entre eles Saúde, Educação, Minas e Energia e Habitação, além de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, que aglomeraram um conjunto de ações designadas a atender às comunidades remanescentes de quilombos no país. O programa teve início em 2004 e desde então garante o acesso da população quilombola às políticas e aos serviços públicos. Em 2010, o Brasil Quilombola executou cerca de 240 milhões de reais, através das ações de diversos órgãos e entidades do Governo Federal.

O Governo da Paraíba foi representado pela Gerente da Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Regina Alves. Segundo ela, o evento foi muito positivo, uma vez que possibilitou a interlocução com os estados para a troca de experiências e estratégias. “Uma das metas do IV Diálogo do Fipir foi verificar as ações e políticas do Programa Brasil Quilombola. Porque daí, você poderá construir metas e tem como acompanhar e sensibilizar gestores municipais e estaduais para ampliar e implantar as ações do programa”, explicou.