João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba sediará Road Show da Petrobras para atrair fornecedores de bens e serviços

segunda-feira, 9 de maio de 2011 - 15:14 - Fotos: 

A Paraíba vai sediar um Road Show promovido pela Petrobras com o objetivo de atrair fornecedores locais de bens e serviços para atender às demandas da estatal. A inserção do Estado no circuito Road Show da empresa atende a uma solicitação encaminhada pelo governador Ricardo Coutinho ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. Os detalhes do evento serão definidos em uma reunião, que ocorrerá no dia 23 deste mês, na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), em João Pessoa.

Segundo o titular da Seplag, Gustavo Nogueira, a reunião preparatória para o Road Show da Petrobras contará com a presença de Sidney Granja Affonso, assessor do presidente da Petrobras. Foram convidados para participar do encontro o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Buega Gadelha, e o presidente do Centro das Indústrias do Estado da Paraíba (Ciep), João da Mata de Sousa. Na ocasião, serão definidos o local, a data e a programação do evento.

Gustavo Nogueira afirmou que os investimentos da Petrobras previstos para 2011, em todo o País, serão da ordem de R$ 93 bilhões. O valor supera o montante investido pela estatal no ano passado, que ficou em torno de R$ 72 bilhões. “Nosso principal objetivo é intensificar a participação da Paraíba na política de desenvolvimento do Nordeste. A localização geográfica privilegiada é um dos nossos maiores atrativos, pois favorece as relações comerciais com os Estados vizinhos (a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Norte), onde a Petrobras já realiza investimentos”, afirmou o secretário Gustavo Nogueira.

Ele ressaltou que, além da posição geográfica estratégica, que beneficia a logística e confere à Paraíba a condição de “Estado mais central do Nordeste”, fatores como o potencial do setor industrial, bem como os índices satisfatórios de desenvolvimento econômico, contribuem para que os atores empresariais do Estado da Paraíba venham a se tornar fornecedores de bens e serviços para a Petrobras.

Outro ponto de destaque apresentado pelo secretário do Planejamento e Gestão é referente à vocação natural da Paraíba para o desenvolvimento de atividades relacionadas à produção de conhecimento científico. O Estado dispõe de 34 instituições de ensino superior e tecnológico, institutos de pesquisa, centros de formação e treinamento profissionais, em diferentes áreas, configurando-se como um centro de excelência em áreas como eletroeletrônica e de informática.

Na área educacional, a Paraíba contribui para o fornecimento de mão-de-obra especializada para o setor de Petróleo e Gás Natural. São alunos de graduação, mestrado e doutorado que participam do PRH-25, que é um Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).