João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba sedia Seminário Nordeste Contra o Trabalho Infantil

sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 10:06 - Fotos: 

A temática do Trabalho Infantil está em discussão, até esta sexta-feira (29), no Seminário Nordeste Contra o Trabalho Infantil, no Teatro Ariano Suassuna do Colégio Marista Pio X, em João Pessoa. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), participa do evento, que começou nessa quinta-feira (28) com representantes dos nove estados da Região. O encontro reúne integrantes do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, além de adolescentes protagonistas.

A gerente Executiva da Assistência Social da Sedh, Patrícia Oliveira, que representou a secretária Cida Ramos, destacou que o Governo do Estado realiza ações de enfrentamento a problemática e é parceiro do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti).

“Que este Seminário traga energia para continuarmos na luta para combater as piores formas de trabalho infantil que assolam crianças e adolescentes. A dificuldade e desafio que temos no mundo mercantilizado para combater o mercado infantil é muito grande. Temos que trabalhar, cada vez mais, com a intersetorialidade e precisamos unir forças para garantir a crianças e adolescentes uma vida digna e desenvolvimento com condição de cidadania para todos”, disse.

Soma de esforços – A presidente do Fepeti, Maria Senharia Ramalho lembrou que o Fórum na Paraíba tem 32 instituições e que todas foram parceiras para a realização do evento, que analisa junto o papel das Políticas Publicas na área da saúde, educação e assistência social para o enfrentamento ao trabalho infantil.

O objetivo do Seminário é fortalecer os Fóruns Estaduais do Nordeste para garantir a autonomia e contribuir nas ações políticas de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

O Seminário contou com a participação de representantes de várias secretarias de Estado como Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano, além dos ministérios da Saúde, Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Ministério do Trabalho e Emprego. Também participaram a organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho 13ª Região (PB), a Secretaria Executiva do FNPETI.