Fale Conosco

24 de abril de 2015

Paraíba sedia reunião do Fonesa sobre ações unificadas para a região Nordeste



A Paraíba sediou, pela primeira vez, uma reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa/Nordeste). Representantes dos nove estados do nordeste participaram do encontro, que aconteceu nessa quinta-feira (23).

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, Rômulo Montenegro, e o gerente da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu, abriram a reunião destacando a importância para a Paraíba discutir as demandas junto aos demais estados do Nordeste e perante ao Fonesa nacional, sobre a  formalização de um documento conjunto para que seja levado ao conhecimento do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A pauta da reunião foi estabelecida em três eixos: a regularização de convênios, a unificação das barreiras sanitárias e um encontro para apresentação das demandas do Nordeste ao Ministério da Agricultura. Também foram destaques da reunião, a evolução do status sanitário livre da febre aftosa com vacinação e a discussão sobre o cadastramento de estabelecimentos da avicultura considerada economicamente rentável para o Nordeste.

Rubéns Tadeu ressaltou que a região tem outras especificidades. “Nossas demandas são diferenciadas das outras regiões, no entanto, seguimos a mesma legislação, por isso o empenho da defesa em realizar esse encontro e  formatar um documento aqui na Paraíba, uma vez que o secretário Rômulo é o atual presidente do Conselho dos Secretários de Agricultura do País e ele vai apresentar em todas as instâncias ligadas ao setor agropecuário”.

O presidente da Agência da Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e coordenador do Fonesa Nordeste, Francisco Augusto de Souza Júnior, participou da reunião e enfatizou que o Fórum está realizando um trabalho importante. “O crescimento das agências depende do nosso esforço em apresentar propostas unificadas para a nossa região e daqui sairemos com a Carta da Paraíba. Será um grande avanço para o Nordeste”, finalizou.

Fonesa – Criado em 2000, o Fórum é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o País e tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.