Fale Conosco

21 de novembro de 2012

Paraíba sedia provas de atletismo dos Jogos Sul Americanos Escolares



O secretário José Marco, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) participou nesta quarta feira (21) de uma reunião com representantes do Ministério do Esporte para traçar metas e discutir detalhes da competição de atletismo da 18ª edição dos Jogos Sul Americanos Escolares, que vai acontecer de 1º a 6 de dezembro, na nova pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba. Participaram da reunião a coordenadora geral de jogos e eventos do Ministério do Esporte, Maristela Neves; o assessor de assuntos internacionais do gabinete, João Mateus e ainda o chefe do cerimonial, Felipe Seabra.

Os Jogos terão como sede a cidade de Natal e envolvem as modalidades de basquete, vôlei, handebol, futsal, natação, judô, xadrez e tênis de mesa, mas como a cidade não dispõe de estrutura para sediar o atletismo, o Governo do Estado, por meio da Sejel, sugeriu que  a modalidade fosse realizada na Paraíba.  “A ideia do Governo da Paraíba em trazer o atletismo desses jogos para João Pessoa foi de grande importância não só no aspecto esportivo, como também vai ser bom para a economia e turismo. Estarão presentes nesses dias, na Capital, mais de mil atletas, além de técnicos e os pais oriundos de vários países”, disse o secretário José Marco.

Os Jogos Sul Americanos Escolares são organizados pelo Conselho Sul Americano do Esporte (CONSUDE) com apoio do Ministério do Esporte, Governo da Paraíba, Governo do Rio Grande do Norte e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Mais de 2500 atletas do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezula, Colômbia, Peru e das Guianas participarão do Jogos.

A pista de atletismo da Universidade Federal da Paraíba foi inaugurada recentemente. O equipamento tem arquibancada, tribuna de honra, vestiários e o piso para provas internacionais aprovado()s pelo comitê organizador dos jogos.