Fale Conosco

12 de junho de 2013

Paraíba sedia I Encontro de Homens Trans do Norte e Nordeste



A Associação Brasileira de Homens Trans realiza o I Encontro de Homens Trans do Norte e Nordeste, desta sexta-feira (14) a domingo (16), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, em João Pessoa. O evento tem apoio e parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. Segundo os organizadores, será o primeiro encontro de homens trans realizado Brasil.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, participará da abertura da programação, na sexta-feira, às 18h, que terá a presença de representantes do Ministério da Saúde, médicos e do advogado do Espaço LGBT, Ricardo Mororó. Entre os temas debatidos no evento estão a portaria do processo transexualizador no SUS, o processo do nome social e das mudanças de documentos, enfrentamento da transfobia e a transição dos homens trans e o envelhecimento.

Na programação, haverá um debate literário com o escritor João W. Nery, autor do livro “Viagem Solitária, memórias de um transexual 30 anos depois”, que hoje, aos 62 anos de idade, é considerado o homem trans mais velho do Brasil.

Outro destaque do evento é o Cine Debate, que terá a exibição do primeiro filme longa metragem em cartaz no Brasil sobre Homem Trans. “Olhe pra mim de novo” será exibido no sábado (15), às 16h30, com a presença do protagonista homem trans Sillvyo Nóbrega.

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é empoderar os homens trans do Norte e Nordeste do Brasil sobre seus direitos e o exercício da cidadania, bem como incentivar o protagonismo da militância trans.