Fale Conosco

7 de outubro de 2013

Paraíba sedia fórum sobre desenvolvimento do Nordeste



A Paraíba sedia, na próxima sexta-feira (11), no Hotel Cabo Branco Atlântico, em João Pessoa, o ‘II Fórum Nordeste 2030: Visão Estratégica de Longo Prazo’. O encontro é promovido pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com o Governo Paraíba e Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae). O evento será aberto pelo governador Ricardo Coutinho e vai contar com as presenças do presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel Lanzarin; do superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim; do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; do presidente do Inae, João Paulo dos Reis Velloso; entre outras autoridades.

Na ocasião, será assinado acordo de cooperação entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Sudene para a implantação do Trem Costa do Sol.

O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, destacou a importância do evento. “Trata-se de um evento de grande importância. Na oportunidade, serão discutidos os problemas do Nordeste, com vistas a encontrar caminhos, definir objetivos e estratégias de ação, para que possamos vislumbrar um novo estágio de crescimento econômico e de melhoria da qualidade de vida da população”, avaliou o secretário.

A programação vai ser aberta às 8h30, com a palestra ‘Nordeste 2030: Perspectivas para o Desenvolvimento’, ministrada por João Paulo dos Reis Velloso, presidente do Inae. Na sequência, o ministro do STF, Gilmar Mendes, profere a palestra ‘O Nordeste e um Novo Pacto Federativo’.

Às 10h45, acontece a palestra ‘Mercodeste: um Mercado Comum para o Nordeste’, ministrada por José Queiroz de Oliveira, da ANTT, especialista em Marketing e Planejamento Estratégico.

Durante a tarde, os trabalhos começam com o tema ‘Nordeste Molhado: A Amazônia Azul e o Desenvolvimento do Nordeste’, abordado pelo contra-almirante Marcos Silva Rodrigues. O professor Waldir Duarte Costa, da Associação Brasileira de Águas Subterrânea, vai apresentar o tema ‘Água Subterrânea: suporte para uma revolução agrícola no Nordeste’. Na sequência, a presidente do Conselho do Centro Celso Furtado, Rosa Feire d’Aguiar, apresentará o tema ‘Desenvolvimento e Cultural’.