Fale Conosco

25 de novembro de 2013

Paraíba sedia Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, e em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), realiza o VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial a partir desta segunda-feira (25), até quarta-feira (27), no Garden Hotel, em Campina Grande.

A abertura está marcada para as 18h desta segunda-feira, com uma mesa composta por representantes de várias instituições nacionais, públicas e federais. A palestra magna, que traz como tema “A concepção de ruralidade no Brasil contemporâneo: os desafios para as políticas públicas”, será ministrada pela embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, às 19h, seguida do lançamento dos volumes 21 e 23 da Série Desenvolvimento Rural Sustentável.

A programação desta terça-feira (26) começa com o “Painel 1 – Por que promover um debate estruturado sobre espaços urbanos e rurais, suas tipologias e políticas?”. Entre os temas está “As concepções de Ruralidade em países selecionados da América Latina e da Europa”,abordado por José Emilio Guerrero (Universidade de Córdoba da Espanha) e Byron Mirada (IICA Costa Rica).

O “Painel 2 – Apresentação e discussão do Projeto Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas” traz os resultados que serão apresentados por Tânia Bacelar (UFPE); “Aproposta de tipologia dos espaços rurais no Brasil”, por Jan Bitoun (UFPE) e Lívia Miranda (UFCG) e “As implicações nas políticas públicas”, por Leonilde Medeiros e Mariana Trotta (CPDA/OPPA) e Humberto Oliveira (consultor do IICA).

Para o último dia, está reservado o ciclo de debates “Uma nova concepção de ruralidade e políticas públicas com base nas discussões dos temas dos dias anteriores”. Os mediadores serão Tânia Bacelar e Sérgio Leite (CPDA/OPPA).

O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, destacou que o objetivo principal do fórum é contribuir com o aperfeiçoamento das estratégias, metodologias e modelos de gestão social e institucional para articulação das políticas públicas, agentes governamentais e atores sociais nos territórios. “O Governo da Paraíba tem um diálogo constante com esses atores sociais. E esse esforço foi um dos aspectos que credenciou o Estado para a realização deste Fórum”.

Entre os temas estão:

- Competências Territoriais (articulação de competências)

- Autonomias Territoriais (articulação da gestão)

- Competências setoriais (articulação setorial)

- Recursos territoriais (articulação de recursos)

- Bases de desenvolvimento e âmbito da gestão (articulação do desenvolvimento)

- Transição político-institucional e gestão de políticas (articulação técnico-política)

- Delimitação territorial