Fale Conosco

16 de março de 2015

Paraíba sedia fórum do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração



A Capital paraibana vai sediar a 97ª edição do fórum trimestral do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). O evento vai ocorrer de 18 a 20 de março, no Centro de Convenções de João Pessoa e vai contar com a presença de secretários da administração de todo o Brasil. Entre os participantes do evento estão o governador Ricardo Coutinho e o secretário de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Genildo Lins. A secretária de Estado da Administração e vice-presidente do Consad, Livânia Farias, também participará do fórum.

A programação vai contemplar temas que estão na pauta diária de discussão no País. Na ocasião, o Consad vai apresentar pesquisa que mostra a realidade em várias regiões brasileiras. A dificuldade de alguns estados em honrar despesas sem receita adicional também será relatada.

Temáticas – O momento econômico e a conjuntura política aquecem o debate em torno dos desafios enfrentados pelos Estados. Este é o tema da palestra do diretor do Instituto Publix, Caio Marini, que também falará sobre a importância do planejamento estratégico nas administrações públicas.

Já o doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, Nelson Marconi, vai traçar estratégias e metas para a qualidade do gasto com despesas de pessoal. As dificuldades da gestão no ambiente de restrição fiscalé assunto que será analisado pelo ex-presidente do Consad, Sérgio Ruy Barbosa.

Modelo – O Fórum também compartilha experiências de sucesso na gestão paraibana, como o Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos. Adequada às normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, a plataforma monitora os custos de cada atividade do Estado, o que permite maior controle das ações e dos gastos públicos.

De acordo com a diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Christhiny Sanson, a criação do sistema garante à população acesso irrestrito aos dados de aplicação dos recursos públicos pelos gestores, o que possibilita avaliar o impacto da gestão pública na qualidade de vida da população.

Cristhiny Sanson mostrará como funciona a plataforma ao lado do consultor-técnico da Secretaria de Estado da Administração da Paraíba, Luiz Otávio Paim. Outro exemplo bem-sucedido do Estado é a formalização dos processos por meio digital, técnica proferida pelo notário do Tribunal de Justiça, Válber Cavalcanti.