Fale Conosco

18 de julho de 2013

Paraíba sedia evento sobre Desigualdades na Economia Nordestina



O secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba, Gustavo Nogueira, participa, nesta quinta-feira (18), de uma mesa-redonda sobre o tema: “As Desigualdades Intra-regionais na Economia Nordestina: soluções e encaminhamentos”. O evento acontece em Campina Grande, a partir das 9h, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

O secretário Gustavo Nogueira, que preside o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), vai ser o relator geral do evento, que é promovido pela Comissão Executiva do Movimento Integra Brasil, vinculado ao Centro Industrial do Ceará (CIC).

Buscar estratégias visando reduzir as desigualdades em nossa Região é de extrema importância para o crescimento econômico do Nordeste. Um evento desse porte é uma excelente oportunidade para se pensar, conjuntamente, em meios que viabilizem ações voltadas a essa finalidade”, afirmou Gustavo Nogueira.

Ele lembra que o Movimento Integra Brasil tem como meta, para os próximos 20 anos, tornar a região Nordeste responsável por 70% do Produto Interno Bruto – PIB per capita do Brasil.

Para o secretário, “é importante que haja uma integração entre representantes do setor produtivo, do poder público e da iniciativa privada, a fim de encontrar meios que contribuam para a diminuição tanto das desigualdades intra-regionais, quanto das inter-regionais”.

 

O Movimento Integra Brasil já realizou workshops nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Paraíba. O Movimento recebe o apoio de instituições como: Federações de Indústrias, do Comércio e da Agricultura do Nordeste; Confederação Nacional da Indústria (CNI); da Confederação Nacional do Comércio (CNC); Confederação Nacional da Agricultura (CNA); Banco do Nordeste (BNB); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Ministério da Integração e Transpetro.