João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba sedia encontro regional de Bancos de Leite Humano, nesta 2ª

sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 15:50 - Fotos: 

A Paraíba é referência na política de bancos de leite humano, coordenada pelo Banco de Leite de Humano Anita Cabral, localizado na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Por isso, o Estado foi escolhido para ser sede do Curso de Consultores da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, na próxima segunda-feira (16), a partir das 8h no Hotel Xênius, situado no bairro do Cabo Branco, com representantes de nove bancos de leite do Nordeste.  O evento está sendo promovido pela Rede Brasileira, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). De fevereiro a outubro deste ano, a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano distribuiu 2.733 litros de leite humano que atendeu 2.501 bebês prematuros. Mensalmente, em média, 303 mulheres doam leite humano nos bancos de leite do Estado.

Multiplicadores - Conforme a coordenadora pedagógica da Rede BLH e Rede Ibero-Americana, Maria Virginia Motta Brandão, além dos consultores nordestinos, o curso que pretende formar multiplicadores para o processamento e controle da qualidade desses órgãos também capacitará 16 profissionais que atuam na Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano. “O objetivo é treinar essas pessoas para que sejam multiplicadores nos seus Estados, e no caso da Paraíba, nos municípios”, lembrou.

Segundo ela, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano cresceu e há uma demanda para qualificar os novos profissionais. Atualmente, a Rede BLH coordena 197 unidades em 27 centros de referência no Brasil que atende 135 mil recém-nascidos e orienta 1.400.000 mulheres. “A expectativa é que 17 novos bancos de leite humano no Nordeste sejam abertos sob a ótica da sustentação da pesquisa aliada ao desenvolvimento tecnológico”, destacou.

Reconhecimento – A diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral e coordenadora da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, Socorro Amaro, informou que a escolha da Paraíba para ser sede deste treinamento é o reconhecimento de um trabalho que está sendo realizado, sustentado pela qualidade do leite humano com o objetivo de salvar a vida de milhares de bebês paraibanos.

Ela adiantou que o secretário de Estado da Saúde, José Maria de França já autorizou ao setor de Engenharia da SES a formatação de um projeto para a implantação de um Banco de Leite Humano, que funcionará até dezembro nas instalações do Hospital Regional Antônio Paulino Filho, em Guarabira, com capacidade de captar 70 litros de leite por mês.

Programação – O curso dirigido aos consultores de bancos de leite de humano no Nordeste acontecerá de 16 a 20 de novembro, e o treinamento dirigido aos técnicos da Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano será realizado no período de 18 a 24 deste mês. A programação dos dois cursos terá aulas teóricas que abordará temas, como ‘A rede brasileira de bancos de leite humano na política nacional de saúde’; ‘Os bancos de leite humano no contexto da rede ibero-americana’; ‘A prematuridade e a segurança alimentar’; ‘Leite humano: qualidade e controle’; ‘Leite humano: a ecologia microbiana’, entre outros.

Na parte prática, que será ministrada no Banco de Leite Humano Anita Cabral, os alunos aprenderão a fazer o controle físico-químico, microbiológico e a pasteurização do leite humano, além da recepção, seleção e classificação, reenvase e embalagem, controle de qualidade, armazenamento, distribuição, entre outros.

Os dois treinamentos serão ministrados pela coordenadora pedagógica de Bancos de Leite Humano da Rede BLH e Rede Ibero-Americana, Maria Virgínia Motta Brandão, a técnica da área de Processamento de Rede BLH, Danielle Aparecida da Silva, e a nutricionista e consultora internacional em bancos de leite humano, Vânia de Oliveira Trinta.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB