Fale Conosco

12 de dezembro de 2017

Paraíba sedia Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017



sec educacao pb alessio foto diego nobrega 2 270x183 - Paraíba sedia Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017A Paraíba sedia, a partir desta terça-feira (12), o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017. O evento ocorre até quinta-feira (14) no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa, e contará com secretários de Educação, professores e técnicos em educação de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. O tema ‘Política Nacional de Alfabetização: programa Mais Alfabetização’, proferido por Raph Gomes Alves, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação e Cultura (MEC), abriu o Encontro.

encontro nacional do censo da educacao basica foto diego nobrega 2 270x183 - Paraíba sedia Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017Na ocasião, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, destacou que, ao sediar o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017, a Paraíba é reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado na melhoria da educação. “A Paraíba é um dos estados que mais realiza avaliações no País em conjunto com os municípios, buscando elevar ainda mais a qualidade do ensino público. Temos ainda investido em nossos profissionais para que tenham a capacidade de pegar o resultado dessas avaliações e converter em mudança na sala de aula, na aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.

raph gomes foto diego nobrega 12 270x183 - Paraíba sedia Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017Aléssio Trindade adiantou que, em 2018, a Secretaria da Educação criará o Mapa de Intervenção Pedagógica. “Além dos avanços que temos conquistado, significa na prática que, com esse dispositivo, o professor terá condições de avaliar com precisão a competência dos alunos em matemática e português”, explicou, destacando que serão avaliados alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental.

Raph Gomes, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, ressaltou a importância do evento sediado na Paraíba. “É uma ação que demonstra a abertura para o diálogo, reconhecendo o trabalho de cada um dos técnicos em educação que cuidam do censo escolar, além de reforçar a troca de experiência, algo fundamental no desenvolvimento da educação”, disse.

maria inez foto diego nobrega 11 270x183 - Paraíba sedia Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017A presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, disse que o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017 é uma grande troca de experiência entre os envolvidos com o censo escolar. “Estão reunidos representantes de todas as unidades da federação, que contribui na composição do censo da Educação Básica, o que nos permite estruturar e monitorar todas as políticas de avaliação”, pontuou. “A Paraíba tem uma participação muito importante nesse sentido, fornecendo os dados necessários para o censo, algo fundamental tanto para o Inep quanto para o MEC”, prosseguiu.

antonio caladas  sec educacao pb foto diego nobrega 7 270x183 - Paraíba sedia Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017O coordenador do Censo da Educação Básica na Paraíba, Antônio Caldas, afirmou que o Estado mais uma vez sai na frente ao sediar o evento. “É um momento muito singular na história da educação paraibana, já que o encontro é sobre a principal orientação de políticas públicas para o setor, que é o censo da Educação Básica. A Paraíba tem muito o que compartilhar com outros estados”, ressaltou.

 

 

 

Programação – Além das palestras, o Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017 terá ainda oficinas temáticas.

A programação prossegue nesta quarta-feira (13), a partir das 8h30 com o tema ‘Revisão dos Formulários do Censo Escolar’.

Já às 10 h, será ministrado o tema ‘Conversando sobre o Censo Escolar’. As atividades prosseguem até as 18h.

Quinta-feira (14), último dia do evento, as atividades começam a partir das 8h30, com oficinas temáticas, que prosseguem durante todo o dia. Às 16h, serão realizados os encaminhamentos finais.