João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba sedia encontro nacional de Sanidade Agropecuária

sexta-feira, 17 de junho de 2016 - 11:19 - Fotos:  Secom-PB

Pela segunda vez, a Paraíba sedia o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). O evento reúne técnicos da Defesa Agropecuária de todo Nordeste e acontece, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), na sede da Defesa Agropecuária, localizada no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo, em João Pessoa.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, e diretores da Gerência da Defesa Agropecuária estadual (Geda) abriram o evento e destacaram os pontos a serem dialogados entre os estados, ou seja, uma pauta única que represente o Nordeste para ser apresentada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Entre os assuntos prioritários que serão discutidos e comuns à região Nordeste está a vacinação da segunda etapa contra febre aftosa que acontece em novembro, onde os criadores são obrigados a vacinarem todo o rebanho independentemente da idade. A reivindicação junto ao MAPA é de que os animais à serem vacinados tenham até 24 meses.

O secretário Rômulo destacou o trabalho da Defesa Agropecuária na busca pela melhoria sanitária e ressaltou que a pauta tem que ser única. “Representações da Defesa não podem prescindir de dialogar com a representação da Pesquisa e Extensão e não pode deixar de dialogar com a Secretaria de Agricultura pois há uma interface entre todos”, disse o secretário.

O presidente do Fonesa/Nordeste Augusto Júnior, da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, disse que o encontro vai discutir temas importantes para a região. “As nossas discussões serão apresentadas ao Ministério e estão dentro do Plano Nacional de Defesa Agropecuária. A parceria entre os nove estados é fundamental para os nossos objetivos”, avalia o presente do Fonesa/Nordeste.

O Fórum congrega todos os serviços estaduais de defesa agropecuária no Nordeste. Participam da reunião, representando o Ministério da Agricultura, o superintendente interino Antônio Hybernon da Silva, além de representantes das Agências de Defesa Agropecuária dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Alagoas, Bahia, Sergipe e Piauí.