João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba sedia Encontro Nacional de Diretrizes para a escola de socioeducação

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 15:21 - Fotos: 

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizou, nesta sexta-feira (9) o I Encontro Nacional das Escolas do Sistema Nacional de Informação sobre o Atendimento Socioeducativo (Sinase) na Paraíba. O evento reuniu responsáveis pela formação socioeducativa nos estados brasileiros no Hotel Verdegreen, em João Pessoa.

O Encontro, ministrado pelo coordenador geral do Sinase, Cláudio Augusto Vieira, teve o objetivo de aliar as propostas de formação nas unidades da federação; construir uma proposta nacional socioeducativa; criar um calendário de formação e estabelecer objetivos e metas para a implementação do Sistema de Informação.

A representante estadual no Encontro, Cízia Romeu, coordenadora de capacitação e treinamento da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), é a atual responsável pela formação de Sinase nas unidades de ressocialização de jovens e adolescentes que cumprem medidas na Paraíba.

O encontro dos responsáveis pela formação de medidas socioeducativas no Brasil nos possibilita começar a traçar a matriz nacional de formação que, atualmente, constitui-se uma das ferramentas fundamentais para uma qualificada implementação do Sistema Nacional de Informação Sinase”, explicou Cízia Romeu.

Dentro da programação proposta pelo Seminário da Escola Nacional de Socioeducação, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento das Escolas Socioeducativas do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul, além de debater sobre as experiências e apresentar propostas para a Escola Nacional de Socioeducação.

O evento contou com a participação de aproximadamente trinta representantes de fundações responsáveis pela formação e capacitação de socioeducadores de meio fechado de todo o Brasil. “Estamos reunindo os responsáveis das fundações pela formação de socioeducadores para construir uma proposta de formação unificada. A Universalização das Escolas do Sinase”, explicou Cláudio Vieira.