Fale Conosco

17 de novembro de 2015

Paraíba sedia discussão sobre gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce



O Ministério do Meio Ambiente realiza a partir desta quarta-feira (18), em João Pessoa, a III Reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD). O encontro, que segue até a próxima sexta-feira (20), acontece no auditório do Hotel Caiçara, em Tambaú, a partir das 8h.

Com a presença do coordenador nacional do Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, o evento terá como tema “Gestão dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce: os desafios da operação, manutenção e monitoramento de sistemas coletivos de abastecimento” e vai reunir representantes do Governo Federal e dos 10 estados onde o programa é executado.

O chefe de gabinete da Presidência da Agência Nacional das Águas, Horácio Figueiredo Júnior, vai ministrar palestra sobre a situação dos mananciais superficiais e dos reservatórios do semiárido. A situação das águas subterrâneas do nordeste também será discutida e quem vai falar sobre o assunto é diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil/CPRM, Stênio Petrovich Pereira.

Durante o encontro, também serão apresentadas aos participantes as experiências exitosas na gestão dos sistemas de dessalinização implantadas nos municípios paraibanos de Amparo e Parari.

No último dia da reunião, serão formados grupos de trabalho por estado para que seja elaborada uma proposta de arranjo para a gestão dos sistemas do PAD, com foco na manutenção e monitoramento, além da elaboração dos cronogramas de execução física e institucional para 2016.

O Programa Água Doce, executado pela Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), finalizou unidades em Serra Branca (Sede e Sítio Ligeiro), Parari (Sede e Sítio Farias), Nova Palmeira (Sítio Papa Fina), Picuí (Sítio Mato Grosso dos Paulinos).

Na Paraíba, estão sendo investidos mais de R$ 22 milhões na recuperação/instalação de 93 sistemas de dessalinização, que devem ficar prontos até 2016, beneficiando aproximadamente 37 mil paraibanos

Atualmente, as obras estão em andamento nos municípios de Barra de Santa Rosa (Assentamento Quandú), Sossego (Sítio Algodão e Bom Sucesso de Baixo), Cubati (Assentamento São Domingos), Pedra Lavrada (Sítio Tanquinhos), São José dos Cordeiros (Sítio Cardoso), Taperoá (Assentamento José Moreira da Silva, Jatobá da Serra, Bom Nome, Mineiro da Serra, Salgado e Jirau de Capim), Tenório (Tenório de Baixo e Cachoeirinha).