Fale Conosco

28 de abril de 2014

Paraíba receberá certificação internacional de zona livre de aftosa com vacinação



A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) entrega ao Estado da Paraíba a certificação de Zona Livre de Aftosa com Vacinação. A solenidade acontece durante a 82ª sessão geral da OIE em Paris, na França, entre os dias 25 e 30 de maio. Na ocasião, será realizada a Assembleia Mundial de Delegados da OIE, que é composta por 179 países.

O pleito para a certificação internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal foi enviado em outubro passado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), após constatar as ações do Governo da Paraíba junto à Defesa Agropecuária Estadual, que cumpriu as demandas solicitadas pela OIE.

Segundo o secretário Executivo da Agropecuária e da Pesca da Paraíba Rômulo Montenegro, as ações estabelecidas pelo Governo foram importantes para a conquista da classificação e destacam a atualização do Cadastro Animal, que assegura informações sobre o trânsito do rebanho no estado. “Quando falo em Defesa Agropecuária estou falando em vigilância constante e, desde 2011, os técnicos da Defesa trabalham em busca de resultados e essa classificação internacional é, sem dúvida, um prêmio para o nosso estado”, destacou o secretário.

Os estados da Paraíba, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, formaram um bloco que faz parte do programa de ampliação da zona livre de febre aftosa, coordenado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.