Fale Conosco

3 de junho de 2012

Paraíba recebe primeira edição da feira Gira Calçados



Despontando na produção calçadista em todo o Brasil, a Paraíba foi escolhida para sediar a 1ª edição do Gira Calçados, entre os dias 5 e 7 de junho, no prédio da Fiep, em Campina Grande. O evento, pioneiro no Nordeste, vai apresentar as principais novidades das mais conceituadas marcas de calçados do Brasil, inclusive a coleção verão 2013 do Nordeste, e gerar oportunidades de negócios para lojistas e produtores presentes. A Paraíba é atualmente o terceiro maior polo coureiro calçadista do País e registrou um crescimento de 10%, em média, nos últimos anos.

No segmento, o Estado perde apenas para as regiões de Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS). Para o mercado externo, por exemplo, a Paraíba exportou 21 milhões de pares, o segundo maior do País.

“A Paraíba está entre os maiores produtores e vendedores do País, tanto no mercado nacional como internacional. Por isso, temos que incentivar cada vez mais esse segmento, até porque ele gera muito emprego e renda. O Gira Calçados terá justamente esse papel, e por ser realizado no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, será uma grande vitrine para o setor de calçados da Paraíba. Nossa expectativa é que essa feira seja a primeira de muitas e se torne um marco nacional do segmento, fortalecendo ainda mais esse mercado”, afirmou o secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano,

Para a gestora do projeto de calçados e analista do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, a expectativa do evento é movimentar R$ 7 milhões nas Rodadas de Negócios. “Hoje, o setor de calçados da Paraíba é bastante forte, empregando quase 25 mil pessoas de forma direta e indireta, o que gera produção anual de 250 milhões de pares”, disse a analista. O Gira Calçados espera atrair mais de 80 expositores e três mil lojistas, comerciantes e demais participantes de toda a região Nordeste. Além das principais marcas, estarão presentes também expondo seus produtos, empresas que fornecem equipamentos e insumos para as unidades fabris.

O Gira Calçados conta com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos da Paraíba (Sindicalçados), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

O prédio da Fiep está localizado na Avenida Manoel Gonçalves Guimarães, 195, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande.

Salão de Inovação – Integrado ao Gira Calçados, outras importantes ações estarão abertas aos visitantes, como o Salão de Inovação, que será realizado nos três dias de evento e apresentará as principais novidades em maquinário para unidades fabris. Organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), ao todo 14 expositores colocam à disposição showroom com máquinas e peças.

Seminário – O Gira Calçados também terá programação voltada para quem deseja conhecer um pouco mais sobre importantes temas voltados à indústria no setor. Durante o evento, nesta terça-feira (5) haverá a 16ª edição do Seminário Nacional da Indústria de Calçados, que aborda temas como sustentabilidade nas empresas, design e diretrizes que os empresários devem ter para garantir saúde e segurança do trabalhador.

Programação

Rodadas de Negócios

Dia 6 e 7 de junho, das 9h às 19h

Seminário Nacional da Indústria de Calçados

Dia 5 de junho, das 9h às 16h

Salão de Inovação e Tecnologia

Dia 5, 6 e 7 de junho, das 17h às 21h

Palestras, oficinas e clínicas tecnológicas

Dia 6 e 7 de junho, das 9h às 17h