João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba recebe oficina de criação literária nesta segunda-feira 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 - 12:13 - Fotos: 

O escritor pernambucano Marcelino Freire inicia nesta segunda-feira (23) o projeto “Quebras – oficina de criação literária”. A atividade se estende até a quarta-feira (25), das 14h às 18h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, sala 4, mezanino 2, rampa 1. A participação é gratuita e as inscrições ainda podem ser solicitadas pelo e-mail todasasquebras@gmail.com. As vagas são limitadas.

João Pessoa é a sétima capital brasileira a receber o projeto realizado por meio do programa Rumos Itaú Cultural. Na Paraíba, ele conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A ação já esteve presente em Teresina (PI), Belém (PA), Vitória (ES), São Luís (MA), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

Ao todo, 15 capitais brasileiras receberão a ação itinerante. Os registros obtidos vêm sendo agrupados em um site (www.quebras.com.br). Ao final de todo o processo, o material reunido em cada local resultará em um livro onde os frequentadores das oficinas terão a sua parcela de contribuição por meio de fotografias, vídeos e escritos.

Quebras – O projeto Quebras, contemplado com o Edital do Rumos Itaú Cultural, tem a criação, curadoria e produção de Marcelino Freire, com assistência e co-produção de Jorge Filholini. Participam ainda do projeto Bruno Brum e Mozart Brum. Em cada cidade visitada acontece uma oficina literária, na intenção de trocar palavras e ideias, aprender e apreender com os poetas, prosadores, cronistas e romancistas locais. O curso é gratuito, aberto ao público e contempla todos os gêneros literários. A intenção do projeto, de acordo com os organizadores, é ficar na memória coletiva, celebrando a literatura e toda a arte que está presente e pulsante por todos os lugares.

Marcelino Freire – Marcelino Freire é escritor. Nasceu em 1967 em Sertânia (PE) e vive em São Paulo desde 1991. É autor, entre outros, de “Angu de Sangue” (contos, Ateliê Editorial, 2000), “Contos Negreiros” (Record, 2005) e “Nossos Ossos” (romance, Record, 2013). É também curador da Balada Literária, evento que acontece anualmente desde 2006 no bairro paulistano da Vila Madalena.

Jorge Filholini – Nascido em São Paulo em 1988 e radicado em São Carlos, interior paulista, graduando em Letras, é escritor, jornalista e editor e fundador, ao lado de Vinícius de Andrade, do site Livre Opinião – Ideias em Debate. Prepara a publicação de seu primeiro livro de contos, “Fome de Cão”. Integra o Quebras, como assistente e co-produtor.

Bruno Brum – Nasceu em Belo Horizonte, em 1981, e hoje vive em São Paulo. É poeta e designer gráfico. Publicou, entre outros, o livro “Mastodontes na sala de espera” (2011). Portfólio online: www.br1design.com.br

Mozart Brum – Mozart Brum nasceu em Monte Santo de Minas, em 1986. Hoje vive em São Carlos, onde atua como desenvolvedor de softwares.

 

Serviço:

Quebras – Oficina de Criação Literária

Ministrante: Marcelino Freire (PE)

Vagas: 20

Data: 23 a 25 de fevereiro

Horário: das 14h às 18h

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, sala 4, mezanino 2, rampa 1

Entrada: gratuita

Inscrições por e-mail todasasquebras@gmail.com

Site: www.quebras.com.br