Fale Conosco

6 de setembro de 2011

Paraíba recebe mostra de fotografias sobre o preconceito em relação ao HIV/Aids



A Paraíba está recebendo uma exposição itinerante do Ministério da Saúde que tem o objetivo de combater o preconceito contra as pessoas que convivem com o HIV/Aids. Com o título “Somos Iguais – Preconceito Não”, os trabalhos estão expostos no hall do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, desde esta segunda-feira (5) até o dia 19 deste mês.

A gerente operacional de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena Pereira, informou que a exposição consiste em 12 fotografias disponibilizadas em cubos com quatro fotos cada um. As imagens mostram jovens com idades entre 18 e 24 anos que convivem com a Aids. Esses pacientes participaram de sessão de fotos com artistas consagrados que aderiram ao projeto, entre eles Reinaldo Gianechini, Fábio Assunção, Du Moscovis, Rodrigo Santoro, Luana Piovani, Carolina Ferraz e Adriana Esteves.

Os jovens e os artistas estão abraçados ou de mãos dadas, com o objetivo de mostrar para a sociedade que a Aids não é transmitida com abraço, carinho ou aperto de mão. De acordo com a programação, no período de 21 de setembro a 3 outubro, a exposição estará em um shopping na Capital; e  a partir do dia 5 de outubro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, onde ficará durante todo o mês, quando acontecerão as conferências estaduais GLBT e de Saúde.

“As imagens representam intimidade, proximidade e solidariedade, demonstrando que amor, carinho e respeito, além de serem bem-vindos, não transmitem o HIV”, explicou Ivoneide Lucena. O objetivo da exposição é colocar o jovem como protagonista para uma mudança contra o preconceito e o estigma do HIV/Aids.

Outra intenção da campanha é dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/Aids; combater o estigma e a discriminação que recaem sobre as pessoas que vivem com a doença e contrapor a percepção equivocada de que as pessoas que vivem com HIV/Aids são cidadãos de segunda categoria.