João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba realiza Semana Mundial de Aleitamento Materno

quinta-feira, 1 de agosto de 2013 - 18:01 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Sociedade de Fonoaudiologia, abriu, nessa quarta-feira (31), a 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que tem como foco o programa de implantação do teste da linguinha na Paraíba.

Segundo a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, o Governo do Estado defende a implantação do teste. O exame permite diagnosticar problemas da fala e estimula a amamentação. “São dois principais reflexos: o primeiro é percebido logo no nascimento, no momento da amamentação, e o segundo são crianças com 5/6 anos que chegam nos consultórios, com a fala e a escrita afetadas”, explicou o coordenador do Curso de Fonoaudiologia da UFPB, Giorvan Anderson dos Santos Alves.

Na programação do evento, estão previstos aconselhamentos às gestantes, apoio às mães e bebês internos em leitos neonatais, além de oficinas e palestras voltadas para estudantes e profissionais da área da saúde. “A proposta do Centro e de toda rede de bancos de leite e postos de coleta de leite humano da Paraíba é a realização de atividades centradas no embasamento científico, compartilhado com graduandos de instituições de ensino e saúde de todo Estado, nas cidades que possuem bancos de leite e/ou postos de coleta de leite humano”, afirmou Thaíse Ribeiro.

Rede - A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo objetivo é promover a saúde da mulher e da criança, por meio da construção de alianças com órgãos federais, estados, municípios, iniciativa privada e toda sociedade, no âmbito da atuação de Bancos de Leite Humano (BLH). “Os BLHs têm se configurado como uma das mais importantes estratégias da política pública em favor da amamentação e foi implantado em todo país”, disse a diretora do Centro.

Nessa dinâmica, a Paraíba, atualmente conta com seis bancos de leite humano e 17 postos de coleta, estrategicamente implantados nas regiões do Estado, visando atender a toda população paraibana. Para o suporte técnico e coordenação geral, contam com o Centro Anita Cabral, localizado na cidade de João Pessoa, anexo à Maternidade Frei Damião. Desde sua inauguração, contribui para o fortalecimento e incentivo à prática da amamentação. “Como estratégias de divulgação do serviço temos as campanhas para evidenciar no meio social e acadêmico a importância do aleitamento materno, bem como da amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até dois anos ou mais”, completou a diretora.

Em João Pessoa, a Semana Mundial de Aleitamento Materno termina na próxima quinta-feira (8). Ainda estão programadas atividades em Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Pombal.