Fale Conosco

22 de agosto de 2013

Paraíba sedia Conferência de Promoção da Igualdade Racial



Representantes de terreiros, povos indígenas, comunidades quilombolas e negros – no total de 200 delegados regionais – participam, a partir desta quinta-feira (22) até o sábado (24), da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontece no Hotel Caiçara, em João Pessoa, com o tema “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”.

O governador Ricardo Coutinho fará a abertura do encontro, nesta quinta-feira, às 19h, junto com a secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Silvany Euclênio, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares e a presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Mãe Renilda.

Mais de 25 municípios realizaram, neste ano, as conferências regionais e municipais. A programação inclui apresentações culturais e a palestra da secretária Silvany Euclênio, que atua no Governo Federal com comunidades tradicionais. Ela vai debater o tema “Políticas de Igualdade Racial no Brasil: Avanços e Desafios”. O professor doutor Waldeci Ferreira Chagas, da UFPB, também fará palestra sobre “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por uma Paraíba afirmativa”.

Coordenadas pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, as atividades seguem até sábado (24) com plenária de discussão e aprovação das propostas. Na sequência, será realizada mesa temática, abordando os eixos: Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo nas áreas de educação, cultura, saúde e racismo institucional;Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo nas áreas de: habitação, meio ambiente e questão fundiária; Emprego e geração de renda e juventude negra; Políticas de Igualdade Racial no Estado da Paraíba: avanços e desafios para a inclusão da política de igualdade racial na agenda pública; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias) e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e os mecanismos de participação da sociedade civil.

A programação continua com a formação de grupos de trabalhos temáticos para apresentação de propostas e escolhas dos delegados que representarão a Paraíba na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece em novembro, em Brasília.

Conferência Nacional – A III Conapir será realizada em Brasília (DF) de 5 a 7 de novembro de 2013. Cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados participam do evento. O processo foi iniciado em 21 de março, no aniversário de dez anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), quando foi realizado o primeiro de uma série de seis seminários temáticos, em capitais das cinco regiões do país. As 26 Conferências dos Estados e a Distrital, que acontecem até 30 de agosto, debatem os assuntos ligados ao tema central da III Conapir: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo”.

O Brasil tem uma trajetória na realização de Conferências, que ganharam progressivamente o papel de instrumento de participação social para a discussão, elaboração e controle das políticas públicas. A interlocução com todos os segmentos da sociedade civil, estados e municípios é decisiva para a construção de um novo país, pois confere legitimidade às ações de Governo e torna o Brasil referência para outras nações do mundo. A III Conapir foi convocada pela presidenta Dilma Rousseff, através de decreto em 16 de abril de 2013.

Programação