João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba promove debate sobre metodologia única para estatística e análise criminal no NE

quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 16:51 - Fotos: 

Secretário Cláudio Lima conduz trabalhos da I Reunião Técnica de Análise Criminal e Estatística

A Paraíba sediou nesta quinta-feira (3), a I Reunião Técnica de Análise Criminal e Estatística do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). O evento aconteceu no auditório da pousada Aruanã, no município do Conde, reunindo autoridades de segurança pública dos nove estados nordestinos, entre eles, técnicos que atuam na área de análise criminal.

De acordo com o secretário da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, e atual vice-presidente do Consene, o objetivo foi reunir os estados para discutir uma metodologia única de realização das estatísticas criminais no Nordeste. “Há uma fragilidade e disparidade na elaboração da estatística criminal no Brasil. Nossa intenção é reunir o Nordeste e fazer com que a região avance no debate sobre um único modelo de análise criminal, fornecendo subsídios para o enfrentamento aos crimes violentos letais intencionais, em especial os homicídios”, afirmou Cláudio Lima.

Gerente de Análise Criminal em PE, Gerard Sauret elogia PB e destaca empenho da gestão

Na ocasião, foram partilhadas as atuais metodologias empregadas pelos estados da Paraíba e Pernambuco. O gerente de análise criminal e estatística da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o sociólogo Gerard Viader Sauret, elogiou a iniciativa da Paraíba e destacou o empenho da atual gestão em buscar o aprimoramento da coleta e análise de informações criminais como instrumento de enfrentamento à violência letal.  “Estamos irmanados nesse processo de mudança que a Paraíba vem tecendo, a partir de um novo modelo de gestão, e esperamos contagiar os demais estados do Nordeste”, declarou.

Os demais participantes relataram a experiência adotada em seus respectivos estados e destacaram a importância da reunião como uma oportunidade de discutir a integração entre as polícias do Nordeste. No encontro, foi discutido, ainda, o combate aos crimes patrimoniais nas divisas, em especial, os assaltos a bancos com uso de
explosivos.

Resgate pela Vida – Também foi apresentado pela Paraíba o exemplo exitoso do projeto Resgate pela Vida, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros. A ação visa colaborar na redução dos crimes violentos letais intencionais, a partir da redução do tempo/resposta durante os atendimentos às vítimas realizados pela Instituição. O projeto foi apresentado pelo major Vieira e tem como pilares a integração das polícias e a utilização da estatística e o mapeamento criminal. Uma nova reunião será agendada, em breve, pelo Consene para criação de um comitê técnico de avaliação e aprofundamento do debate.

Major Vieira apresenta projeto Resgate pela Vida