Fale Conosco

4 de outubro de 2013

Paraíba promove ações e serviços no combate ao câncer de mama e colo de útero



O Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES), Comunicação Institucional e da Mulher e Diversidade Humana, promove a campanha “O Cuidado Cura”, alusiva ao evento Outubro Rosa 2013. A ação é realizada em parceria com a ONG Amigos do Peito e chama atenção para a prevenção do câncer.

A programação do Outubro Rosa começou na Maternidade Frei Damião, com uma palestra sobre o tema ‘Não Perca a Intimidade com a Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero’, destinada a funcionários e pacientes.

Queremos ressaltar que a mamografia é a segunda maior arma de combate ao câncer de mama, sendo a primeira a informação. Existem várias maneiras de se cuidar. O auto exame não é a única. Além de fazer a mamografia, é importante que a mulher mantenha um estilo de vida saudável. Assim, conseguiremos reduzir em até 20% as chances de desenvolver a doença e garantir 98% de chance de cura, caso a doença se desenvolva”, explicou a integrante do Colegiado de Saúde da Mulher da SES, Charlene Pereira.

Ações – A SES promove iniciativas que têm como objetivo contribuir com a estruturação da Linha de Cuidado do Câncer da Mama no Estado da Paraíba, formada pela rede de hospitais públicos que disponibilizam mamógrafos e serviços de orientação à mulher.

No que se refere ao diagnóstico, a rede pública estadual tem o Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC), que funciona na Avenida João Machado, em João Pessoa. É o principal laboratório público do Estado de referência para a detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, disponibilizando procedimentos médicos especializados.

Trata-se de um complexo de saúde onde estão inseridos laboratório de citopatologia, laboratório de anatomia patológica, clínica especializada e serviço de diagnóstico por imagem (ultrassonografia).

Patos – Na região de abrangência da 6ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Patos, as unidades de saúde estão agendando exames de mamografia que serão realizados pela Maternidade Peregrino Filho, que tem capacidade de atender até 500 mulheres/mês.

No dia 28 haverá uma caminhada com apresentações culturais, exames médicos e sorteios de brindes. Para o encerramento da campanha, no dia 31, haverá um passeio ciclístico, para o qual estão sendo convidados os grupos de pedal e a comunidade em geral.A área, formada por 24 municípios, integrou-se á campanha de prevenção ao câncer de mama com uma programação que começou na quarta-feira (2), no distrito de Santa Gertrudes, onde a Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos parceiros levaram serviços e informações às mulheres da comunidade. Elas assistiram a palestras e puderam fazer exames citológico e clínico de mama.

Na quinta-feira (3), o grupo voluntário ‘Amigas Viva a Vida’ foi a São Mamede para conversar com as mulheres. Nesta sexta-feira (4), acontece mais uma etapa do ‘Patos Pra Frente’, com o Dia Rosa nas escolas Sizenando Florido e Monsenhor Manoel Vieira, onde as mulheres da comunidade são atendidas por ginecologistas e mastologistas.

O gerente Regional de Saúde, José Leudo Farias, explicou que este mês é de reflexão e conscientização sobre um problema grave que atinge o público feminino. Ele também lembrou da responsabilidade na atenção primária, das equipes do PSF em trabalhar a prevenção na sua área de abrangência. “Os municípios devem enviar as mulheres para realizar a mamografia, exame que o Estado garante na Maternidade Peregrino Filho. Quando a doença é descoberta precocemente há grandes chances de cura”, enfatizou.

Dados – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para este ano é de 640 novos casos de câncer de mama na Paraíba e 250 em João Pessoa. Com relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é de 320 novos casos no Estado e 80 na Capital. Dados da SES apontam que no período de 2008 a 2012 foram registrados 987 óbitos na Paraíba enquanto o câncer de colo de útero foi responsável por 450 mortes.