João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba participa do I Seminário de Estatística e Análise Criminal do Nordeste

segunda-feira, 23 de abril de 2012 - 12:16 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) participou, nos dias 19 e 20 de abril, do 1º Seminário de Estatística e Análise Criminal do Nordeste, realizado em Recife. A Paraíba foi representada pelo 1º Ten Vinícius César, que integra o Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Assessoria de Ações Estratégicas da Seds.

Na ocasião, ele apresentou o trabalho “O Padrão Criminal de CVLI em João Pessoa”, que relata os padrões de agrupamento temporal nos bairros de maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Capital. De acordo com o tenente, a análise vem subsidiando as ações da polícia paraibana, a exemplo da Operação Saturação, estabelecida pelo Plano Operacional 2011/2012 da Seds.

“O evento visa estimular a produção técnico-acadêmica sobre o tema, hoje, considerado imprescindível diante da atual política de gestão de segurança pública focada em resultados. Uma troca de experiência bastante positiva”, avaliou o palestrante. Durante o seminário, os participantes debateram, ainda, sobre a necessidade de unificação da metodologia utilizada para a contabilização de homicídios em todo o Nordeste.

O evento contou com a participação de referências nacionais na área de análise criminal, entre eles, o sociólogo Gerard Sauret, Gerente de Análise Criminal e Estatística da SDS-PE, o tenente coronel Marcos Antonio Wosny, diretor interino de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da Polícia Militar do Paraná e do secretário executivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio Lima.

Também prestigiaram o evento, o policial civil Enio Emanuel, do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Seds, o assessor estratégico delegado Isaías Dantas Gualberto, a tenente coronel Valtânia Ferreira e o corregedor geral da Seds, cel Elias Siqueira.

 

Resultados do monitoramento – Os estudos de Análise Criminal e o acompanhamento estatístico dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) são apresentados durante a reunião semanal do Comitê Gestor de Segurança da Paraíba e têm contribuído para a redução dos índices criminais no Estado.

Com a disponibilização dos Mapas de Criminalidade, que mostram as “manchas criminais”, ou seja, as regiões com maior incidência criminal, as forças policiais passaram a atuar de forma mais eficaz, empregando melhor seu efetivo. Com isso, no 1º Trimestre de 2012, a Seds conseguiu obter uma redução de 3,8% de CVLI na Capital, em relação ao mesmo período do ano passado.