João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba participa do Forum Estratégico promovido pelo Sebrae

quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - 19:02 - Fotos:  José Lins / Secom-PB

O presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto, elogiou o empenho do Governo da Paraíba em prol das micro e pequenas empresas do Estado, durante a realização do Fórum Estratégico 2014-2017, na manhã desta quarta-feira (27), em João Pessoa. Na ocasião, Barreto lembrou da importância da decisão do governador Ricardo Coutinho em manter o teto para que as empresas se enquadrem ao Simples, sistema de tributação simplificada do Governo Federal e que facilita a vida de micro e pequenos empreendedores.

O planejamento do Sebrae para o período 2014-1017 foi apresentado pela diretoria aos gerentes de agências e de unidade, aos gestores e coordenadores de projetos, analistas de todo o Estado, Governo Estadual, além de instituições parceiras. Na ocasião, também foi assinado o convênio entre Sebrae e UFPB, UFCG e UEPB para a adoção da disciplina de empreendedorismo nas universidades.

O governador da Paraíba entendeu a importância deste tema, enquadrando mais de cinco mil empresas no regime tributário do Simples, gerando desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou. Barretto destacou ainda a política de crédito para micro e pequenas empresas, o Cooperar-PB e as parcerias com o Sebrae para a capacitação dos empreendedores.

O secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, falou sobre o cenário social e econômico da Paraíba durante um dos painéis apresentados no evento, mostrando que a região Nordeste, apesar de ter 27% da população brasileira, contribui com apenas 13% do PIB nacional.

Ele disse ainda que a preocupação do Governo do Estado com o setor não está apenas no crédito para os pequenos empreendedores, mas também no investimento em infraestrutura. “A pavimentação de estradas, como investimento no modal rodoviário faz a produção escoar com mais facilidade, beneficiando ainda mais estes empreendedores”, explicou Nogueira.