Fale Conosco

20 de agosto de 2015

Paraíba participa do 3º Fórum de Secretários da Agricultura Familiar do Nordeste



A Paraíba está participando da III Reunião de Trabalho do Fórum dos Secretários de Estado ligados à Agricultura Familiar do Nordeste, que acontece nesta quinta (20) e sexta-feira (21), em São Luís, no Maranhão. O secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Lenildo Morais, apresentou uma palestra com a temática Tecnologia, Agroecologia e Extensão Rural: O Caso dos Sisteminhas no +IDH. A executiva da pasta, Mali Trevas, também participa do evento.

Segundo Lenildo Morais, o encontro tem como principais objetivos estabelecer um processo de articulação institucional entre os gestores públicos estaduais responsáveis pelas políticas públicas de apoio à agricultura familiar no Nordeste. O propósito é o aperfeiçoamento e o avanço na construção de estratégias territorializadas e seus instrumentos de política pública para o fortalecimento da agricultura familiar no Nordeste do Brasil.

O principal desafio da discussão é contribuir para a superação da pobreza rural nordestina, cuja base é de agricultores familiares, especializados na produção de alimentos, famílias as quais a inserção no consumo ainda depende do acesso às políticas compensatórias e que a inclusão produtiva é condicionada pela capacidade de recriar sua atividade econômica, atendendo as demandas dos mercados.

O Fórum já conta com a adesão de todos os estados da região Nordeste, participação destacada pela secretária executiva Marli Trevas: “Além da troca de informações sobre ações positivas, vamos conhecer melhor as experiências de outros estados. O Fórum tem este foco –  o combate à pobreza rural a partir do desenvolvimento da agricultura familiar, um momento em que vamos tratar do crédito rural, com parceiros, e saber da realidade da assistência técnica e o que podemos fazer de forma conjunta”.

A terceira reunião é promovida pelo Fórum dos Secretários, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e pelo Programa de Gestão do Conhecimento para Zonas do Semiárido do Nordeste (Programa Semear Fida/IICA/Aecid).