João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba participa do 3º Salão Internacional do Artesanato, em Brasília

quarta-feira, 10 de novembro de 2010 - 16:23 - Fotos: 

O Programa do Artesanato Paraibano da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado está participando do 3º Salão Internacional do Artesanato “Raízes Brasileiras”, que acontece de 5 a 15 deste mês no Pavilhão ExpoBrasília, na Capital Federal.

Foram enviados para o evento produtos artesanais dos municípios de Bayeux, Campina Grande, Serra Branca, João Pessoa, Barra de Santa Rosa, Monteiro, Boa Vista, Zabelê, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Sumé, envolvendo 1.206 artesãos.  As peças expostas vão da renda renascença do cariri paraibano aos brinquedos populares, passando pela madeira, tecelagem, cerâmica, sisal e macramê.

O Salão tem por objetivo preservar as raízes históricas dos povos, incentivando a produção artesanal com a correspondente geração de emprego e renda para o segmento, onde nele participam todos os estados brasileiros e vários países como o Egito, Equador, Índia, Turquia, Portugal, Marrocos, Peru, Síria e Líbano.

O evento está sendo conduzido em Brasília pelas técnicas do Programa, Clarissa Barreto, Marisa Moscoso e Marileide Lourenço onde as vendas já atingiram só nos primeiros dias a soma de R$10.000,00 em vendas diretas.

Ainda dentro da programação do evento, a técnica integrante do PAP, Clarissa Barreto está participando de um Curso de Comércio Exterior Rede Agentes, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e nesta sexta-feira, ela representa a gestora do Programa, Marielza Araújo, na reunião nacional do Programa de Artesanato Brasileiro que discutirá e dará continuidade ao glossário do artesanato no país.

O artesanato paraibano também participará no final deste mês do Mãos de Minas, grande feira do setor que acontece em Belo Horizonte, MG e em dezembro, será realizado o 13º Salão de Artesanato Paraibano que está sendo projetado pela arquiteta Sandra Moura, presidente de honra do Programa, cujo tema será “Mãos de Mestre”, enfocando a tipologia madeira.

Goretti Zenaide, Assessoria de Imprensa do Programa de Artesanato Paraibano