Fale Conosco

4 de abril de 2014

Paraíba participa de treinamento do Sistema Apurasus em Brasília



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Economia da Saúde (NES-PB), vai participar do I Treinamento no Apurasus para Núcleos de Economia da Saúde, que será realizado de 8 a 10 de abril, em Brasília. O evento, promovido pelo Departamento de Economia do Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), tem como objetivo capacitar o NES-PB para o recebimento do sistema Apurasus e os estados que já estão aptos pelo PNGC. Estarão representando a Paraíba os técnicos do NES-PB, Tiago Lemos e Marco Cordeiro, e a chefe do núcleo, Shirleyanne Brasileiro.

De acordo com Shirleyanne, a entrega do sistema para o estado está prevista para o início de maio, quando os hospitais Clementino Fraga, Arlinda Marques, Maternidade Frei Damião, Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e de Campina Grande, Hospital de Picuí e Hospital Regional de Cajazeiras devem receber o Apurasus. “A finalidade das unidades de saúde receberem esse sistema é de buscar os custos de produção hospitalar. Até setembro deste ano esses hospitais já estarão aptos a dar os primeiros resultados de indicadores de custo de produção hospitalar, ter a ideia de quanto custa, em média, o paciente na rede do hospital público”, disse.

Shirleyanne informou também que no mês de maio a equipe do MS virá à João Pessoa para realizar esse mesmo treinamento com toda rede hospitalar, fazendo assim a entrega do sistema Apurasus. A gerente ressaltou a importância do estado da Paraíba participar do treinamento. “Isso representa um salto gigantesco para a Rede SUS. É a primeira vez que a Rede Hospitalar do Estado vai receber um sistema de custos, onde há uma preocupação do custeio das unidades hospitalares. Isso vai ser um marco inicial importantíssimo para a própria Paraíba, um marco de transparência pública do custeio da produção da rede hospitalar, do que está sendo investido pelo governo,”, concluiu.

APURASUS – O Sistema Apurasus é um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde. O programa tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.