Fale Conosco

9 de novembro de 2017

Paraíba participa de simpósio sobre socioeducação em Brasília



Representantes de vários estados da federação participam de simpósio nacional para debater a socioeducação. A Paraíba está representada por meio da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’ (Fundac). O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, foi com o coordenador executivo das Escolas Cidadãs de Tempo Integral, Gabriel Gomes, da coordenadora das Escolas em Tempo Integral na Socioeducação, Vanessa Toscano e da coordenadora do Eixo Educação/Fundac, Roberta Alencar, levar a experiência da Paraíba.

O simpósio reúne dois grandes temas relacionados à socioeducação. Um voltado ao atendimento socioeducativo oferecido aos adolescentes em cumprimento de medida, incluindo as metodologias e experiências de intervenção com adolescentes, o trabalho intersetorial e em equipes interdisciplinares, o plano individual de atendimento, as atividades coletivas e em grupo, a avaliação e elaboração de relatórios etc.

Outro ponto em debate é com relação aos trabalhos centrados no processo de escolarização dos adolescentes e na prática pedagógica, incluindo algumas iniciativas educativas diferenciadas, a organização do trabalho docente, a implementação de diretrizes pedagógicas especificas à realidade socioeducativa, o sucesso escolar e o acompanhamento da escolarização em meio aberto.

O simpósio conta também com outros trabalhos que abordam temas transversais ao atendimento e à pratica pedagógica como raça, gênero e sexualidades, a formação a formação continuada dos profissionais que atuam na socioeducação, as concepções de desenvolvimento humano, a criminalização da juventude pobre, a questão das drogas, a saúde mental dos profissionais socioeducativos, entre outros.

De acordo com a comissão organizadora do simpósio, esse conjunto de trabalhos retratam as múltiplas faces da atuação, pesquisa e experiência profissional que estão em curso no país no âmbito da socioeducação. A diversidade de trabalhos que estão sendo apresentados expressa a riqueza do campo científico-profissional que ora é tema dessa comunidade de aprendizagem e de investigação.

A realização do ‘Simpósio Nacional em Socioeducação: A escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva’, é do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Socioeducação (GEPDHS), da Universidade de Brasília.