Fale Conosco

27 de março de 2014

Paraíba participa de Seminário de Economia da Saúde em São Paulo



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participa, nesta sexta-feira (28), em São Paulo, do Seminário de Economia da Saúde: o financiamento frente ao desafio da universalidade e da integralidade – a experiência brasileira, chilena e cubana. O evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), conta com a participação de profissionais dos três países e tem o objetivo de aprofundar a discussão da relação entre o financiamento e os princípios do SUS.

O objetivo principal desse evento é, no campo científico e tecnológico da economia da saúde, mediar reuniões com especialistas, profissionais de diferentes seguimentos do setor de saúde e acadêmicos, no foco na área de economia da saúde”, explicou a coordenadora do Núcleo de Economia da SES, Shirleyanne Brasileiro, que vai representar a Paraíba no seminário. O evento será preparatório para dois grandes encontro que estão previstos para o mês de setembro e para os quais Shirleyanne foi convidada para fazer parte da comissão organizadora: a Jornada Internacional e o VI Congresso Latino Americano de Economia da Saúde.

Segundo Shirleyanne, a participação da Paraíba nesses eventos representa um avanço para toda a região Nordeste. “Representa o fortalecimento do âmbito da economia da saúde no estado, em relação ao âmbito externo, ou seja, nós estamos construindo parcerias internacionais, que serão importantes não só para a Paraíba, mas para todo o Nordeste”, disse.

O Núcleo de Economia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) completou um ano com várias conquistas, a exemplo de parcerias de pesquisas com universidades, implantação do sistema de APURASUS na rede hospitalar do Estado, além de parcerias com outros Estados. “Em apenas um ano de funcionamento do Núcleo, a Paraíba já é referência internacional”, concluiu.