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28 de fevereiro de 2012

Paraíba participa de Rodada de Negócios em Bolsa de Turismo de Lisboa



De olho nos turistas europeus, o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), participa, a partir desta quarta-feira (29), da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento é considerado um dos maiores da Europa e deve reunir mais de 400 empresas ligadas ao turismo de 27 países, com a expectativa de bater o recorde de participantes. Na edição do ano passado, a BTL recebeu a visita de 74 mil pessoas, das quais, 38 mil profissionais de turismo, com mais de 2,8 mil estrangeiros.

O vice-presidente da PBTur, Antônio Alcântara, que está em Lisboa, disse que a BTL é um dos eventos de grande importância para o turismo paraibano, tanto na captação de turistas da Europa, como para despertar o interesse de empresários para investir na Paraíba. O executivo lembrou que o Governo vem negociando com alguns grupos do setor hoteleiro europeu, que poderão investir na construção de equipamentos no Polo Turístico do Cabo Branco.

Segundo ele, a participação da PBTur está inserida em um processo de divulgação dos roteiros paraibanos no exterior. “Mas queremos, sobretudo, massificar o ‘Destino Paraíba’ entre empresários, para que eles reconheçam no Estado uma excelente oportunidade de investimentos, tendo em vista a proximidade que estamos de Recife e Natal, duas sedes da Copa do Mundo de 2014”, disse Alcântara.

Ele contou ainda que, neste ano, a Bolsa de Turismo de Lisboa faz uma homenagem ao Brasil – e por isso haverá uma Rodada de Negócios dos Estados brasileiros com operadoras de turismo de toda a Europa, além do estande institucional. “Vários operadores já agendaram reunião conosco. Isso demonstra o interesse dos europeus por novos destinos”, disse o técnico da PBTUR Iuri Amazonas, que fará a apresentação da Paraíba em vários idiomas aos empresários europeus. O evento segue até o dia 4 de março.

Estratégia – De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, é fundamental que o Estado esteja presente na maioria desses eventos no exterior, porque isso amplia a visita de turistas estrangeiros e abre oportunidades de negócios na Paraíba. A executiva lembra que o “Destino Paraíba” foi divulgado na Holanda e na Espanha, este ano – e já trouxe resultados positivos.

“Essa é uma recomendação do Governo Federal, por meios do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), e repercute diretamente no envio da verba descentralizada. Ou seja, quanto mais participamos, mais verba recebemos do Governo Federal para fazer a promoção internacional da Paraíba”, explicou Ruth.