Fale Conosco

7 de novembro de 2012

Paraíba participa de reunião sobre inquérito soroepidemiológico do rebanho



O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), participa, nesta quarta(7) e quinta-feira(8), de uma reunião técnica de nivelamento das atividades referentes a inquéritos soroepidemiológicos no rebanho. O evento será realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na superintendência federal de agricultura na BR-230, em João Pessoa.

Durante o primeiro dia de programação, serão realizadas reuniões de nivelamento teórico a respeito do tema, e no segundo dia haverá a padronização das atividades práticas na execução de inquéritos soroepidemiológicos.

As atividades serão conduzidas pelos fiscais agropecuários Plínio Leite Lopes, da Coordenação de Febre Aftosa do MAPA, e Fernando Piva Raymundo, da IAGRO/MS.  A ação faz parte do projeto de ampliação de zona livre de febre aftosa com vacinação, que abrange os Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte, e algumas regiões do Pará.

O inquérito soroepidemiológico tem como objetivo constatar a inexistência do vírus da aftosa no rebanho como uma das etapas de alcançar o status de zona livre da aftosa com vacinação.

Na Paraíba, a equipe da Gerência Executiva da Defesa Agropecuária (Geda), órgão ligado à Sedap, desenvolve o processo de sorologia no rebanho bovino em 185 propriedades rurais de 97 municípios paraibanos. A previsão é que o processo seja concluído em março de 2013.

O secretário titular da Sedap, Marenilson Batista, comentou a importância da participação dos técnicos da Defesa Agropecuária no evento. “A Paraíba está avançando no inquérito soroepidemiológico do rabanho, para se tornar uma zona livre da aftosa, e eventos como estes, realizados pelo MAPA, são fundamentais para aprimorar nosso conhecimento na execução desta atividade”, comentou o secretário.