Fale Conosco

6 de dezembro de 2016

Paraíba participa de fórum nacional do Inmetro, em Brasília



O diretor superintendente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq), Arthur Bomfim Galdino, foi eleito, nessa segunda-feira (5), vice-presidente Nordeste no Fórum Nacional dos Dirigentes dos Órgãos Delegados da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). O gestor participa ainda de Reunião Plenária da RBMLQ-I, que acontece até esta quarta-feira (7), no auditório do Inmetro em Brasília-DF.

Além disso, o paraibano também passou a integrar a Comarca Setorial de Avaliação da Conformidade da RBMLQ-I junto com membros da Bahia, Espírito Santo e Pernambuco.

Na pauta da reunião plenária, dirigentes de todos os órgãos brasileiros ligados à qualidade interagem na capital federal sobre temas relevantes do setor como: planejamento estratégico dos órgãos delegados para 2017; liberação de investimentos; restabelecimento do cumprimento dos convênios e repasse dos recursos contingenciados; articulação com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para exigência do certificado de verificação metrológica do cronotacógrafo (instrumento ou conjunto de instrumentos destinado a indicar e registrar, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho, entre outros)no ato do licenciamento de veículos, entre outros.

A Reunião Plenária foi aberta oficialmente nesta terça-feira (6), às 9h, pelo presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo e a programação nos dois dias do evento começa às 8h30 e se estende até às 17h.

O Imeq é um órgão vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), reconhecido em dezembro de 2002 e tem a função de garantir a confiabilidade das medições, relações de consumo mais justas, assim como contribuir para a melhoria da competitividade das empresas locais.

No que diz respeito à qualidade, por meio da Avaliação da Conformidade, é responsável pela coordenação e implantação de ações referentes à fiscalização de produtos que afetam direta ou indiretamente à saúde, à segurança e o meio ambiente.

O Imeq tem atuação nos 223 municípios paraibanos e trabalha para cumprir metas pactuadas em convênio de cooperação técnica e administrativa com o Inmetro.