João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba participa de Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social

quinta-feira, 15 de maio de 2014 - 17:20 - Fotos: 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, que está em Brasília cumprindo agenda de trabalho, participou, na manhã desta quinta-feira (15), da 130º reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), como presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas).

A reunião, que contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Tereza Campello, discutiu os Serviços de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Também foi debatido o ACESSUAS Trabalho e o Plano de Ação de 2014, assim como os dados da pesquisa de Informações Básica dos Municípios (MUNIC).

Dia do Assistente Social – Na ocasião, Cida Ramos parabenizou os assistentes sociais de todo o Brasil pelo dia do Assistente Social comemorado neste 15 de maio.

Assistente Social, categoria aguerrida e determinada na defesa de uma sociedade justa e igualitária. Principal protagonista na elaboração e execução do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) com ação profissional norteada pela ampliação e garantia de direitos. Neste 15 de maio, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba saúda os 120 mil profissionais existentes no Brasil reforçando o compromisso com a igualdade e cidadania”.

Avanços na Assistência – A Secretária comemora também os dados divulgados pela pesquisa do IBGE que revela o aumento no número de Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), na Paraíba, com um crescimento de 21,9% e 120,5%, respectivamente, nos últimos quatro anos.

Em todo Estado existem 257 unidades do Cras e 97 do Creas que atendem à população paraibana. Destes 97 Creas, vinte e sete são regionais. Cada Creas regional atende a população de quatro a cinco municípios.

Ela destacou que o crescimento da rede de Creas e Cras nos municípios é resultado de políticas públicas que intensificam a assistência social no Estado, como o Plano Estadual de Assistência Social e capacitação de profissionais para atuarem na área.

Cida Ramos lembrou ainda de outras políticas públicas de assistência social desenvolvidas como a assistência ao idoso, com o incentivo financeiro aos abrigos de longa permanência, por meio do projeto Acolher, construção de condomínios fechados (Projeto Cidade Madura) e melhoria na rede de Centros Sociais Urbanos (CSUs).

Para as pessoas com deficiência, os ônibus escolares que foram entregues aos municípios, todos são adaptados. Ela acrescentou ainda a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio do Sine-PB é uma realidade. Hoje, o órgão conta com assistente social que faz o contato direto com as empresas e repassa o perfil das pessoas com deficiência cadastradas no Sine.