Fale Conosco

15 de maio de 2014

Paraíba participa de Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social



sedh sec cida ramos reuniao em brasilia 31 270x202 - Paraíba participa de Fórum Nacional de Secretários de Assistência SocialA secretária de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), Aparecida Ramos de Meneses, que está em Brasília cumprindo agenda de trabalho, participou, na manhã desta quinta-feira (15), da 130º reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), como presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas).

A reunião, que contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Tereza Campello, discutiu os Serviços de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Também foi debatido o ACESSUAS Trabalho e o Plano de Ação de 2014, assim como os dados da pesquisa de Informações Básica dos Municípios (MUNIC).

sedh sec cida ramos reuniao em brasilia 2 270x202 - Paraíba participa de Fórum Nacional de Secretários de Assistência SocialDia do Assistente Social – Na ocasião, Cida Ramos parabenizou os assistentes sociais de todo o Brasil pelo dia do Assistente Social comemorado neste 15 de maio.

Assistente Social, categoria aguerrida e determinada na defesa de uma sociedade justa e igualitária. Principal protagonista na elaboração e execução do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) com ação profissional norteada pela ampliação e garantia de direitos. Neste 15 de maio, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba saúda os 120 mil profissionais existentes no Brasil reforçando o compromisso com a igualdade e cidadania”.

sedh sec cida ramos reuniao em brasilia 4 270x202 - Paraíba participa de Fórum Nacional de Secretários de Assistência SocialAvanços na Assistência – A Secretária comemora também os dados divulgados pela pesquisa do IBGE que revela o aumento no número de Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), na Paraíba, com um crescimento de 21,9% e 120,5%, respectivamente, nos últimos quatro anos.

Em todo Estado existem 257 unidades do Cras e 97 do Creas que atendem à população paraibana. Destes 97 Creas, vinte e sete são regionais. Cada Creas regional atende a população de quatro a cinco municípios.

Ela destacou que o crescimento da rede de Creas e Cras nos municípios é resultado de políticas públicas que intensificam a assistência social no Estado, como o Plano Estadual de Assistência Social e capacitação de profissionais para atuarem na área.

sedh sec cida ramos reuniao em brasilia 1 270x202 - Paraíba participa de Fórum Nacional de Secretários de Assistência SocialCida Ramos lembrou ainda de outras políticas públicas de assistência social desenvolvidas como a assistência ao idoso, com o incentivo financeiro aos abrigos de longa permanência, por meio do projeto Acolher, construção de condomínios fechados (Projeto Cidade Madura) e melhoria na rede de Centros Sociais Urbanos (CSUs).

Para as pessoas com deficiência, os ônibus escolares que foram entregues aos municípios, todos são adaptados. Ela acrescentou ainda a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio do Sine-PB é uma realidade. Hoje, o órgão conta com assistente social que faz o contato direto com as empresas e repassa o perfil das pessoas com deficiência cadastradas no Sine.