Fale Conosco

20 de agosto de 2015

Paraíba participa de Fórum de Secretários da Agricultura Familiar do Nordeste



O Governo do Estado da Paraíba participa do III Fórum dos Secretários de Estado da Agricultura Familiar do Nordeste, realizado em São Luís, Maranhão, até esta sexta-feira (21). O encontro, iniciado nesta quinta-feira (20), estabelece articulação institucional entre os gestores dos nove estados da Região com o objetivo de unir forças para fortalecer a agricultura familiar. O Nordeste concentra mais de 60% dos estabelecimentos do setor, juntamente, com o estado de Minas Gerais, que também integra o Fórum.

“Queremos política de desenvolvimento para Região. Acreditamos no potencial da agricultura familiar para melhorar a qualidade de vida das pessoas, das comunidades do campo, e elevar o índice de desenvolvimento humano, meta que é prioridade do governador Ricardo Coutinho”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Lenildo Morais, que participa do evento junto com a secretaria executiva, Mali Trevas.

O Fórum é um espaço importante de debates para o fortalecimento da agricultura familiar, levando em conta as especificidades de cada estado e as realidades regionais. A terceira edição do evento tem como pauta principal a política de Assistência Técnica Rural (Ater).

O Fórum conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com a missão de firmar parceria para incluir os estados integrantes nos projetos desenvolvidos pelos órgãos, que investem em áreas de clima semiárido.

O evento tem uma vasta programação de mesas redondas para troca de experiências em que cada gestor estadual vai apresentar seus projetos. Lenildo Morais apresenta, na tarde desta quinta-feira (20), a partir das 14h30, uma palestra com a temática: Tecnologia, Agroecologia e Extensão Rural: O Caso dos Sisteminhas no +IDH.