João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba participa de Feira Internacional do Livro de Frankfurt

terça-feira, 8 de outubro de 2013 - 19:04 - Fotos: 

A convite da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, participa, a partir desta quarta-feira (9), da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha. A secretária da Paraíba está entre os quatro secretários brasileiros convidados a participar do evento. De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento de Cooperação Técnica da OEI, Cláudia Paz Baena, o critério de escolha dos gestores educacionais para o evento foi o trabalho desenvolvido por eles nos estados, no apoio às ações de desenvolvimento ligadas ao livro, a leitura e a elaboração de projetos ligados a área de literatura.

A Feira Internacional do Livro de Frankfurt acontece há mais de 60 anos e é o mais importante evento editorial do mundo. São 170 mil m2 de área, reunindo mais de 7,5 mil expositores de mais de 120 países. É a principal plataforma para compra e venda de direitos e licenças no mundo e, paralelamente, são realizados eventos de aprendizagem e reciclagem profissional. Como país homenageado da feira em 2013, o Brasil terá um espaço exclusivo de 2.500 m2 para a exibição da cultura brasileira e sua diversidade. Serão apresentadas mais de 30 mesas sobre literatura, com a participação de mais de 70 autores convidados, e inúmeras intervenções artísticas.

A secretária Márcia Lucena considera a participação da Secretaria da Educação da Paraíba na feira um privilégio, por ser um momento de aprendizado, de encontro com outros profissionais, de troca de experiências, de troca de informações sobre as ações que estão acontecendo dentro e fora do Brasil. “Esse é o ano do Brasil na Alemanha, onde estão sendo realizados eventos organizados com foco na cultura brasileira. É um espaço para um aprendizado e de buscar experiências, mas é também um lugar de apresentar nossa cultura, nossa língua, nossa história para os 120 países participantes e o público presente”, ressaltou.

A participação brasileira no evento conta com a organização do Ministério da Cultura; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério das Relações Exteriores; Fundação Biblioteca Nacional; Câmara Brasileira do Livro (CBL); Apex-Brasil e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).