Fale Conosco

23 de julho de 2012

Paraíba participa de Encontro sobre atuação dos Parques Tecnológicos



O Governo da Paraíba vai participar, nesta segunda (23) e terça-feira (24), do Fórum Nacional que vai acontecer paralelamente à 64ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em São Luís, capital do Maranhão, e que vai reunir secretários estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de todo o País. O encontro coloca em evidência o papel dos Parques Tecnológicos na construção de políticas de estado.

Os representantes da Paraíba no encontro serão o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq), Cláudio Furtado, e a secretária executiva da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio.

Além das questões sobre os Parques Tecnológicos com apresentação de “cases” de sucesso dos principais parques do País, o evento abordará também assuntos como a cooperação entre Brasil e Itália para as oportunidades científicas e tecnológicas. No segundo dia dos trabalhos, o destaque será o papel das agências financiadoras para o fomento de incubadoras de empresas e em projetos estruturantes dos Parques.

Parques Tecnológicos – Os parques unem a grande produção científica brasileira com a sua aplicação, gerando emprego, capacitação e avanços econômicos para o País. A inserção desses empreendimentos no Brasil ainda é muito recente. O primeiro foi criado entre 1984 e 1985 pelo CNPq e, atualmente, existem 31 Parques Tecnológicos. Dezessete estão em fase de implantação e 32 estão sendo projetados. A maior concentração destes empreendimentos encontra-se na região sudeste.

A instituição responsável pelos Parques Tecnológicos é a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) desde 1987. A programação do evento poderá ser acessada através do site do Consecti http://www.consecti.org.br/2012/04/17/forum-nacional-consecti-e-confap-sao-luis-ma