João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba participa de encontro nacional sobre combate às drogas

sábado, 14 de julho de 2012 - 16:07 - Fotos:  Secom-PB

Representantes de 14 estados brasileiros participaram, na última semana, do II Encontro Nacional de Gestores de Políticas Públicas sobre Drogas, no Rio de Janeiro. O evento teve o objetivo de discutir estratégias e políticas públicas nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social de portadores de dependência química.

A Paraíba foi representada pelo gestor do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD), pastor João Gomes Filho, e a psicóloga do programa, Ana Cristina Ouro. Durante o evento, eles tiveram a oportunidade de falar das atividades desenvolvidas pelo PEPD e realizar uma troca de experiências sobre políticas públicas implantadas por representantes de outros estados.

“Esse encontro de gestores é uma articulação que nos deu mais força junto ao Congresso Nacional, junto à presidenta Dilma Roussef, junto à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas para que nossas propostas sejam ouvidas dentro da coletividade”, avalia o gestor.

Ele lembrou ainda que a Paraíba atua, tanto nas escolas municipais quanto estaduais, com a transversalidade pedagógica no ensino, que possibilita ao educando um posicionamento frente às questões sociais e uma interpretação crítica da realidade. O desempenho de ações direcionadas à transversalidade paradidática também já vem sendo aplicado através de atividades relacionadas à prática da leitura.

De acordo com a Coordenadora de Prevenção à Dependência Química do Rio de Janeiro e organizadora do evento, Maria Sílvia Napolitano, o debate propôs o fomento de diálogos sobre prevenção e tratamento efetivos em políticas públicas. “Nós reunimos o que há de melhor em experiências, com um alinhamento de pensamentos de diversos estados“, disse.

Reconhecida internacionalmente por sua atuação na pesquisa relacionada a políticas públicas e a atividades variadas e abrangentes em diversos países, a professora e pesquisadora Mina Seinfeld falou sobre a importância da mudança de direcionamento nas campanhas de drogas leves como o álcool e o cigarro, enfatizando a importância do diálogo entre os gestores em âmbito nacional. “Esse encontro é um passo primordial para cada um ter a oportunidade de interagir com diferentes realidades numa rica troca de experiências na luta contra as drogas no Brasil”, concluiu. Seinfeld foi a primeira secretária Especial de Prevenção à Dependência Química do país e atualmente preside a BRAHA (Brasileiros Humanitários em Ação).

Ações Integradas – O Programa Estadual de Políticas sobre Drogas tem agido articuladamente através da união de entidades como a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Segurança e Defesa Social, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), além de manter a parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A psicóloga Ana Cristina Ouro foi convidada a conhecer a Secretaria de Saúde Mental de Nova Iguaçu para uma troca de experiências com os profissionais da unidade de saúde. “Esse tipo de vivência faz parte das ações de políticas sobre drogas, que desenvolvem atividades integradas, intersetoriais e interdisciplinares de prevenção, tratamento e reinserção social”, ressalta. Ela visitou ainda, junto a um grupo de gestores de quatro estados, a Casa Viva, em Laranjeiras e mais cinco unidades de acolhimento, em Guaratiba, que desenvolvem trabalhos de atendimento especializado a crianças e adolescentes com envolvimento com drogas.

O gestor João Gomes Filho vai integrar o Comitê do Fórum Nacional para interlocução com o Senado Federal sobre a reforma do código penal, no tocante a política de álcool e drogas. Quatro representantes foram escolhidos para a definição da metodologia do próximo encontro, previsto para agosto, em Minas Gerais. A primeira edição foi realizada no mês de março, em Palmas (TO).