Fale Conosco

6 de novembro de 2012

Paraíba participa da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz



A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) participa, desta terça (6) até quinta-feira (8), da 5ª edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, promovida pelo Senado Federal, em Brasília/DF. O evento debate “O Desenvolvimento Integral da Criança – Teoria e Prática” e tem a participação de 14 especialistas do Brasil e exterior nas áreas de saúde materno-infantil e educação.

A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira, no auditório Petrônio Portella. Temáticas sobre a saúde da mulher e da criança foram debatidas por especialistas da Universidade de Sorbonne (Paris), que tratou principalmente sobre as prioridades da primeira infância, como prevenção da violência.

A secretária titular da Semdh, Iraê Lucena, integrou a mesa de abertura e destacou a iniciativa do Governo do Estado no debate da temática. “A Paraíba foi o primeiro Estado a discutir esta temática, sendo, inclusive, a pioneira desta ação no Senado Federal. No ano passado sediamos o evento ‘A Mulher Grávida, o Bebê e a Primeira Infância na Construção da Saúde Mental’, que serviu de modelo para a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, do Senado Federal”, comentou.

Enquanto deputada estadual, Iraê Lucena foi autora da Lei. Nº 7.851, que institui a Semana de Prevenção à Violência na Paraíba, com investimento à primeira infância.

A Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz é organizada anualmente com o objetivo de sensibilizar e alertar autoridades, organizações não governamentais e a sociedade para a necessidade de dedicar maior atenção às crianças de zero a seis anos, fase primordial para a formação de indivíduos aptos à convivência social e à cultura da paz.

Paralelamente às palestras, aos cursos e debates, serão lançados quatro livros: Primeira Infância – Ideias e Intervenções; Treinamento Perinatal; Saúde e Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem; e Cidadania é Preciso!. Haverá ainda a montagem da exposição Infância & Paz – a Neurociência, a Primeira Infância e o Desenvolvimento Humano pela entidade Valor Cultural.

O evento pode ser acompanhado ainda pela TV Senado e pelo site http://www.senado.gov.br/senado/programas/infanciaepaz/default.asp.

Programação – Na programação do evento haverá ciclo de conferências sobre intervenções educativas e a influência das interações familiares precoces na construção do apego na primeira infância, com a participação do psiquiatra francês Maurice Berger e a psicóloga portuguesa Susana Tereno.

Nesta quarta-feira (7), às 9h, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) abre o painel “Novas Políticas Governamentais: o Estado da Arte”. Em seguida, representantes dos Ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República vão detalhar ações dos programas Brasil Carinhoso e Brasil Protege em prol das crianças de zero a seis anos.

No mesmo dia, a partir das 14h, no prédio do Interlegis, começam a ser ministrados os três cursos organizados para esta edição do evento: As interações precoces pais-bebê e o desenvolvimento do vínculo afetivo; TEPT em crianças pequenas – estresse pós-traumático em desastres naturais e outras situações de emergência; e A consequência das negligências e maus tratos: a patologia dos traumatismos relacionais precoces.

Na quinta-feira (8), às 10h, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promove audiência pública sobre o tema Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.  Na ocasião, quatro especialistas vão discorrer sobre ações de atenção integral e prevenção da violência para crianças de até seis anos.