Fale Conosco

4 de julho de 2009

Paraíba participa da 4ª edição do Salão do Turismo, em São Paulo



O estande da Paraíba tem sido um dos mais visitados e movimentados na 4ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil que está sendo realizado em São Paulo até domingo (5). Segundo o presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Rodrigo Freire, além dos segmentos de sol e mar, históricos e pré-históricos, cultural e de eventos com foco nos festejos juninos, este ano está sendo apresentado o roteiro Integrado da Civilização do Açúcar, lançado na sexta-feira (4).

O Roteiro integra territórios do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Segundo os dirigentes do turismo paraibano, é uma das propostas de mostrar aos visitantes que o Estado tem muito mais a oferecer do que sol e mar. Da Paraíba estão integrados ao roteiro as cidades de Areia, Bananeiras, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Serraria e João Pessoa, que é o destino indutor, segundo orientação do Ministério do Turismo.

Para o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Rodrigo Freire, o Salão do Turismo, ora realizado na capital paulista, é uma das estratégias da Paraíba para impulsionar os novos roteiros que estão sendo formatados no Estado. O evento, durante os cinco dias, deve receber um público estimado em 100 mil visitantes. “Sem dúvida, um público bastante seletivo e de profissionais da área que vão comercializar os roteiros, havendo uma multiplicação da divulgação dos produtos”, disse.
 
O estande da Paraíba no Salão do Turismo também conta com a participação dos prefeitos e representantes de vários municípios paraibanos como Rio Tinto, Mataraca, Baia da Traição, Mamanguape, Conde, João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bananeiras, Areia Pitimbu, Boqueirão, além de diversas instituições do segmento turístico paraibano, como o Sebrae, e os Conventions Bureau de João Pessoa e de Campina Grande.
 
Os atrativos culturais e o artesanato paraibanos têm feito sucesso. Todos os dias desde a abertura dos eventos, ocorrida na terça-feira (1), é grande a movimentação no espaço destinado ao artesanato paraibano, com destaque para as peças produzidas por artesãos que integram o Programa de Artesanato Paraibano e que ganham oportunidade de projetar os seus trabalhos. 
 
No Espaço da Gastronomia, as pessoas podem degustar a cachaça produzida nos engenhos do Brejo paraibano, o queijo e a rapadura – um dos produtos mais representativos da culinária nordestina.  Estas ações, segundo Freire, pretendem reforçar a importância de um novo modelo de gestão da atividade turística, com base na competitividade, respeito ao meio ambiente e atividade geradora de trabalho e renda, que vem sendo implantada pelo Governo do Estado, através da PBTUR.

Ainda de acordo com Freire, a participação da Paraíba no Salão de Turismo vai impulsionar o desenvolvimento do setor, sobretudo por colocar o destino Paraíba nas prateleiras dos principais empreendedores do turismo nacional e internacional.
 

Estrutura – O evento conta com a Feira de Roteiros Turísticos, área de comercialização, onde o visitante pode comprar sua viagem, e a Vitrine Brasil, onde há exposições do artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia. Há também o Núcleo de Conhecimento e a rodada de negócios, encontros pré-agendados entre agentes de comercialização do turismo brasileiro.

Ana Lustosa, da PBTUR