Fale Conosco

29 de novembro de 2013

Paraíba participa da 3ª Conferência Nacional de Cultura



Trinta e nove delegados representam a Paraíba na 3ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada até o próximo domingo (1º), em Brasília. Os delegados foram eleitos na etapa estadual, ocorrida no Alto Sertão, na cidade de Sousa, durante o mês de setembro, com a participação de 435 delegados eleitos nas conferências municipais e territoriais. Tendo como tema “Uma política de Estado para a cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a 3ª CNC tem como principal debate o processo de institucionalização da cultura.

A delegação da Paraíba levou 17 propostas para o setor cultural. Diversificada, a delegação é composta por agentes do movimento cultural da Paraíba, gestores, artistas, comunicadores, produtores, agitadores e arte-educadores. Entre sociedade civil e poder público, os delegados representam diretamente mais de 100 cidades que realizaram suas etapas municipais.

No primeiro dia (27) do evento, o secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Chico César, reuniu-se com integrantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que elaboraram uma carta pública reivindicando ao Governo Federal esforços efetivos para a aprovação da PEC 150 e a equiparação do orçamento destinado ao Fundo Nacional de Cultura em relação aquele destinado à Lei Rouanet.

Vale destacar a unanimidade em torno da PEC da Cultura, da necessidade de tornar lei e política de Estado a determinação para que a União destine 2% de sua arrecadação, os Estados 1,5% e os Municípios 1%. Outra demanda é a necessidade de desburocratização dos editais da área, principalmente para a cultura popular”, afirmou o secretário.