Fale Conosco

22 de outubro de 2013

Paraíba participa da 35ª Reunião da Associação Internacional de Registros de Câncer



O Governo do Estado da Paraíba foi convidado a participar da 35ª Reunião Anual da Associação Internacional de Registros de Câncer, que acontece na cidade de Buenos Aires, na Argentina, até esta quinta-feira (24). A reunião enfatiza a importância do papel dos registros oncológicos na avaliação dos riscos de câncer e na qualidade de atendimento. Participam do evento profissionais de Registro de Câncer de vários países.

O evento consiste em sessões plenárias centradas nos seguintes temas: ‘Registros de Câncer: avaliação do câncer, seus fatores de riscos e qualidade dos cuidados”, “O papel do Registro do Câncer de Base Populacional na avaliação de triagem”, “A importância dos Registros de Câncer na concepção e monitoramento do acompanhamento dos programas de câncer e a qualidade de atendimento”, “Registros de contribuição de base hospitalar para registros de câncer de base populacional”, “Registro automático e articulação” e “A importância dos biobancos nas pesquisas de registros de câncer.

Segundo a enfermeira do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Vanja Lemos, apenas oito Registros de Câncer do Brasil foram convidados para participar da reunião anual. A Paraíba é representada pela coordenadora dos Registros de Câncer de Base Populacional e Hospitalar, Josefa Ângela Pontes de Aquino.

É de grande importância a participação da Paraíba nesse evento, pois essa reunião vai dar aos participantes a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências com os colegas de diversos países, visando promover uma maior colaboração internacional, e isso será uma oportunidade única de troca de conhecimentos e experiências”, disse.