João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba Paralímpica atende mais três municípios

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 - 12:07 - Fotos: 

Os municípios de Lagoa de Dentro, Areia e Santa Luzia entraram oficialmente no calendário do Paraíba Paralímpica nesta terça-feira (10), após reunião comandada por membros da Gerência Executiva do Para-Desporto da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O programa, que oferece escolinhas gratuitas de modalidades para-desportivas, foi criado em 2012 e até o ano passado estava sendo executado nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, São Bento, Cabedelo e Jacaraú.

Após o encontro, realizado na sede da Sejel, que contou com as presenças de professores e técnicos ligados ao programa, já está garantido para este ano o total de nove cidades, com escolinhas de esporte ligadas à pessoa com deficiência. “É um grande marco para o para-desporto paraibano ter quase dez cidades praticando modalidades por meio do Paraíba Paralímpica. E um dos principais pontos do Governo do Estado desde 2011 é o investimento também no para-desporto”, disse o gerente executivo Jean Klaud.

Além do Paraíba Paralímpica, o Governo do Estado, por meio da Sejel, viabilizou a participação da delegação paraibana para quatro edições das Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que todos os anos ocorrem em São Paulo, criou os Jogos Paraescolares, as Paralimpíadas Paraibanas e ainda inseriu os técnicos do segmento no programa Bolsa Atleta, a partir de 2013.

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, destacou a conquista  de estender o Paraíba Paralímpica. “A cada ano mais cidades entram no calendário do projeto e isso vem gerando muitos elogios por parte dos pais dos para-atletas, pois praticamente não existia escolinhas ligadas diretamente ao para-desporto. O investimento no segmento vai continuar e a inserção das cidades de Areia, Lagoa de Dentro e Santa Luzia no programa é mais uma conquista”, frisou.