João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba não tem epidemia de dengue; doença está sob controle em todo Estado

quinta-feira, 3 de março de 2011 - 17:34 - Fotos: 
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, (SES),  Júlia Vaz  negou, na tarde desta quinta-feira (3), que a Paraíba passe por uma epidemia de dengue.

Ela disse que apesar do Ministério da Saúde ter colocado a Paraíba e outros Estados brasileiros com risco de epidemia, a doença está sob controle no Estado. “O que nós temos são casos acima do normal para o período, mas isso não que dizer que já temos uma epidemia”, explicou Júlia Vaz.
 
Ela afirmou que segundo o Ministério da Saúde (MS) para ser considerado uma epidemia de dengue é preciso que a incidência seja de 300 casos/por cada 100 mil habitantes e que na Paraíba essa incidência é de 36.1por cada 100 mil habitantes. 
Júlia Vaz explicou ainda que o MS considera como incidência baixa e sem risco nenhum  a incidência de 100 casos/por cem mil habitantes. “O que também não é o caso da Paraíba”, completou Júlia Vaz.
 
Júlia Vaz explicou ainda que para ser considerada uma epidemia os casos de dengue teriam que estar acontecendo de forma desordenada em todos os 223 municípios paraibanos. “O que nós temos são focos localizados que estão sendo monitorados pela SES em parceria com os municípios com a realização de ações educativas e preventivas para o controle e combate a doença”, finalizou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES.