Fale Conosco

10 de junho de 2009

Paraíba mostra potencial turístico em evento nacional que acontece em São Paulo



Os atrativos turísticos da Paraíba serão apresentados para um público estimado em 100 mil pessoas na 4ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece, no Anhembi, em São Paulo, de 1º a 5 de julho. O evento é a maior mostra nacional de turismo para divulgar a atividade no Brasil e no mundo. 
   
De acordo com o presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Rodrigo Freire, a participação da Paraíba no Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos nossos produtos. “Estarão na vitrine segmentos como sol e mar, eventos com foco nos festejos juninos, histórico e pré-histórico, cultural, gastronomia e artesanato, além do roteiro integrado da Civilização do Açúcar”, afirmou.

A ação, segundo Freire, pretende reforçar a importância de um novo modelo de gestão da atividade turística, com base na competitividade, respeito ao meio ambiente e atividade geradora de trabalho e renda, que vem sendo implantada pela PBTUR nos últimos três meses.
Ainda de acordo com Freire, o evento vai impulsionar o desenvolvimento do setor, sobretudo, por colocar o destino Paraíba nas prateleiras dos principais empreendedores do turismo nacional e internacional.

Rodrigo Freire informou que o Governo do Estado disponibilizou o estande da Paraíba para que todos os municípios possam apresentar seu potencial turístico. O espaço Paraíba, será coordenado pela PBTUR e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

No local, os visitantes poderão conhecer o destino Paraíba por meio de vídeos, folder, revistas, cd e prospectos dos roteiros, com destaque para o Cariri e a Civilização do Açúcar. Haverá também uma  apresentação musical relacionada ao trabalho do ritmista paraibano Jackson do Pandeiro.

Salão de Turismo

Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o potencial brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens.

Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais – Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais – Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

Ana Lustosa, Assessoria de Imprensa da PBTUR